Praça Francisco Lopes Chaves é entregue revitalizada, no Parque Meia Lua, com pátio para eventos, iluminação em LED, novos bancos e paisagismo

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente & Zeladoria Urbana (SMAZU), entregou na sexta-feira (23) a revitalização da Praça Francisco Lopes Chaves, no Parque Meia Lua. Tradicional espaço no coração do bairro, que reúne a comunidade em dia de festas e ensaios da escola de samba Unidos do Jacarezão, a área teve todo o calçamento reformado e o vão livre mantido para os festejos. Além disso, novos bancos, iluminação em Led e paisagismo foram realizados.

“Já são 32 praças entregues nos últimos anos, sempre com excelente padrão de qualidade, ouvindo a população e direcionando os trabalhos. Esta praça, em especial, tem muita vida e energia. É espaço para se divertir de dia, com parque e pátio. E, de noite, abriga as festas e ensaios. Ficou como o bairro queria”, exalta Claude Mary de Moura, secretária de Meio Ambiente & Zeladoria Urbana.

Os investimentos para a realização das melhorias se deram, integralmente, por meio de emenda impositiva do vereador Valmir do Parque Meia Lua, que destinou R$ 115 mil para as obras. No ato da entrega, também foi assumido pela SMAZU o compromisso de revitalizar outras duas praças do bairro. Desta vez, por meio de recursos destinados pelo vereador Roninha.

A região vem recebendo constantes melhorias. Agora, tem ciclovia na entrada do bairro, a nova creche Ruth Cardoso para 360 crianças, a nova UBS e a ligação com a Avenida Davi Lino e São José dos Campos, que vai destacar ainda mais a importância do Meia Lua para Jacareí. Além das citadas, outras entregas no bairro, como a revitalização da Av. Dr. Romeu Carlos Petrilli, a Praça Alexandre Ferreira Pereira e a reforma da quadra de esportes no Educamais aconteceram recentemente.

Homenageado: Barão de Santa Branca

Francisco Lopes Chaves nasceu em São Paulo em 1809 e faleceu em Jacareí, no dia 18 de outubro de 1884. Foi eleito deputado provincial nas legislaturas 1846–1847 e 1848–1849, e em 1852 foi um dos fundadores da Santa Casa de Misericórdia de Jacareí, sendo que por muitos anos foi o seu provedor.

Sua nobreza não se restringia ao título de Barão de Santa Branca, que recebeu do Imperador Dom Pedro II, mas se estendia também às suas atitudes e ao modo como criou seus filhos, que também fizeram história enaltecendo o nome de Jacareí.

Legenda: Praça Francisco Lopes Chaves é entregue revitalizada, no Parque Meia Lua