Prefeitura de Jacareí entrega praça e uma nova entrada para o Parque Meia Lua, com ciclovia, iluminação de LED e calçadas acessíveis

Na terça-feira (5) foi inaugurada a primeira obra do programa de desenvolvimento financiada pelo CAF: a pavimentação e revitalização da Av. Dr. Romeu Carlos Petrilli, no Parque Meia Lua, conhecida como ‘Avenida Marginal’, paralela à Rodovia Presidente Dutra, sentido São Paulo. Na mesma ocasião, a Prefeitura também entregou a Praça Alexandre Ferreira Pereira, no entroncamento da Av. Romeu Carlos Petrilli com a Av. Alcides Arnaldo Taino.

O secretário de Governo e Planejamento, Celso Florêncio, destacou que, durante 50 anos, os moradores do Parque Meia Lua não tinham outro acesso à cidade, a não ser pela Dutra, que é uma rodovia grande, movimentada e perigosa. “Foi feito um tratamento intenso e especial no solo para entregar uma avenida de qualidade para a população. Cerca de 1,5 km de pavimentação e aproximadamente 1,5 km de revitalização, com iluminação de LED, ciclovia e calçadas acessíveis. Uma avenida muito importante para a população do Meia Lua, como também para toda a cidade, pois ela irá integrar a malha viária, que interligará diversas regiões do município”.

O vereador Valmir do Parque Meia Lua, que mora no bairro e é pai de Alexandre Ferreira Pereira, o homenageado com o nome da praça, prestigiou a solenidade, e ressaltou: “tenho 48 anos de Parque Meia Lua. Quantos acidentes tivemos nesse tempo aqui na Dutra, enquanto não tinha uma entrada adequada para o bairro, uma avenida que ligasse o bairro à cidade. Nós já perdemos muitas pessoas aqui na Dutra devido a acidentes. Esse foi um trabalho excelente, que foi realizado para a nossa população do Meia Lua”.

Custo e Localização

A marginal, que teve um custo de R$ 5.735.9678,97, recebeu 1,3 km de recapeamento no trecho já pavimentado da Av. Aldo Lencioni Toledo, em toda a faixa que margeia o bairro Parque Meia Lua, e 1,45 km de implantação de uma nova via no trecho entre o limite do bairro Parque Meia Lua e a portaria da unidade industrial da Basf Jacareí, na av. Dr. Romeu Carlos Petrilli, próximo à passarela do Supermercado Atacadão.

Para apresentar condições de receber o trânsito projetado, a avenida marginal precisou passar por diversas etapas de intervenções até sua conclusão. O trecho que já era consolidado com asfalto, precisou ser recapeado para retornar à sua capacidade original de vida útil.

Além disso, recebeu sinalização, iluminação de LED e implantação de ciclovia em toda a sua extensão. Já no trecho de terra, foi necessária a execução de obras de terraplenagem, para adequação das inclinações longitudinais mínimas, bem como aterros de sobrecarga por longos meses.

Projetada para atender a todos os meios de transporte, a Av. Dr. Romeu Carlos Petrilli recebeu em toda sua extensão, ciclovias com sentido duplo e passeios acessíveis, sinalização viária, dispositivos de segurança e iluminação em LED, contribuindo com a segurança dos usuários.

Praça Alexandre Ferreira Pereira

A Praça Alexandre Ferreira Pereira foi construída no contexto da obra da Av. Romeu Carlos Petrilli e inclui infraestrutura de iluminação e paisagismo. Alexandre é conhecido como ‘filho do Parque Meia Lua’, bairro que sempre lutou e onde fez grandes amizades.

Filho de Benjamin Valmir Cândido Pereira (o vereador Valmir do Meia Lua), e de Maria Odete Ferreira Pereira, Alexandre nasceu em 27 de março de 1990. Morador do Parque Meia Lua, desde criança apresentava interesse pela política e era muito próximo ao pai.  Faleceu no dia 1º de junho de 2021, aos 31 anos, em decorrência da Covid-19.

Legenda: A marginal recebeu 1,3 km de recapeamento no trecho já pavimentado, em toda a faixa que margeia o bairro Parque Meia Lua