Jacareí aprova Planos de Saneamento Básico e Turismo

Foi aprovada por unanimidade, na sessão de quarta-feira (24) da Câmara de Vereadores de Jacareí, a proposta que trata da criação do Plano Municipal de Saneamento Básico, responsável por apresentar e englobar planejamentos para as áreas de esgotamento sanitário, resíduos sólido, drenagem urbana e saneamento básico no geral.

Para a elaboração desta ferramenta levou-se em conta a ampla participação popular, com consultas públicas realizadas na Câmara Municipal, primeiramente em 14 de outubro de 2020, outra em maio de 2022 e por fim em 11 de agosto de 2023, ouvindo toda a comunidade sobre os temas. O Plano Municipal de Saneamento Básico de Jacareí foi feito pelas equipes técnicas da Secretaria de Meio Ambiente & Zeladoria Urbana, do SAAE e da Secretaria de Infraestrutura para um horizonte de desenvolvimento da cidade nos próximos vinte anos.

“Com a aprovação do Plano Municipal de Saneamento Básico pela Câmara Municipal, Jacareí passa a ter um importante instrumento para planejar seus investimentos em curto, médio e longo prazo e avançar na construção de uma cidade sustentável com qualidade de vida para todos”, disse Claude Mary de Moura, Secretária de Meio Ambiente & Zeladoria Urbana de Jacareí.

Turismo e crescimento econômico

O Plano de Turismo, também aprovado por unanimidade na sessão de quarta-feira (24), tem o objetivo de facilitar a gestão dos recursos, atração de investimentos, melhoria da infraestrutura turística e criação de oportunidades de emprego e renda para a população local, criando diretrizes para a promoção do crescimento econômico sustentável e para a preservação do patrimônio cultural e ambiental de um destino turístico.

Pesquisas de demanda da Secretaria de Desenvolvimento Econômico mostram que houve um aumento de público nos eventos da cidade, assim há uma necessidade da implantação de políticas públicas para o fortalecimento e aperfeiçoamento de segmentos de mercado para o turismo de eventos, com o objetivo de proporcionar as devidas condições para criar uma cadeia produtiva à sustentabilidade do turismo da região do Vale do Paraíba. O Plano de Turismo apresenta, ainda, a cidade como um destino turístico permanente, desenvolvendo os atrativos e combatendo a sazonalidade.

“O Plano de Turismo é extenso e muito bem feito, com envolvimento de várias pessoas e órgãos. Jacareí tem turismo religioso, esportivo e de eventos, com festas como a do Bolinho Caipira, a Expo Agro, as muitas fábricas de cervejas, ou seja, tem todo esse mercado a ser explorado. O turismo é uma excelente fonte de renda e que este segmento possa crescer e trazer mais trabalho” encerra Eduardo Rosa, Secretário de Desenvolvimento Econômico do município.

Legenda: Vista aérea de Jacareí; Monumento aos Abolicionistas de Jacareí, na Praça Independência