Você sabe diferenciar pegadas de animais? “Viver o Viveiro” deste domingo (28) terá oficina especial de “Identificação de pegadas” e diversas atrações gratuitas

A Secretaria de Meio Ambiente & Zeladoria Urbana de Jacareí, por meio do Núcleo de Educação Ambiental, convida a população para participar das atividades do “Viver o Viveiro” deste domingo (28), no Viveiro Municipal Seo Moura (Estrada Theófilo Teodoro Resende, 39, Campo Grande).

Serão 8 horas de práticas gratuitas, das 9h às 17h, e um dos destaques da programação é a oficina especial “Identificação de pegadas de animais”. Nesta prática, os participantes explorarão as pistas deixadas pelos animais na natureza. Equipados com lupas e imagens ilustradas, quem participar vai aprender a distinguir o rastro de diferentes espécies, compreendendo os segredos e padrões das patas. A atividade prevê, ainda, coletar pegadas em gesso para despertar a curiosidade e o amor pela vida selvagem em todos os presentes. A ação começa às 10h, com organização da Equipe Suinã.

Vale ressaltar que, embora gratuitas, algumas dinâmicas necessitam inscrições, que podem ser feitas 15 minutos antes de cada uma delas, no local. Confira, a seguir, mais detalhes da agenda deste domingo (28):

• 9h: Abertura
  • 9h às 16h30: Jogos e brincadeiras
  • 9h às 16h30: Trilha Autoguiada (Uso obrigatório de sapato fechado)
  • 9h às 17h: Distribuição de mapa infográfico (feito pelo grupo Invento Coletivo)
  • 9h: Yoga, apoio Fundação Cultural
  • 9h15: Trilha Guiada (Uso obrigatório de sapato fechado)
  • 10h: Oficina: Identificação de pegadas de animais, com Equipe Suinã
  • 11h: Trilha Guiada (Uso obrigatório de sapato fechado)
  • 11h30: Doação e troca de mudas
  • 14h: Trilha Guiada “Lanço de sementes” (Uso obrigatório de sapato fechado)
  • 15h: Trilha Guiada “Encontre sua Árvore” (Uso obrigatório de sapato fechado)
  • 15h30: Oficina: Desenhos e carimbos, com Fátima Moraes
  • 16h: Doação e troca de mudas
  • 17h: Encerramento

Recomendações para as trilhas:

– Roupas, calças compridas, chapéus/bonés e calçados apropriados para prática de atividades físicas;

– Repelente e protetor solar;

– Garrafinha/copo para água;

– É proibida a entrada de animais.

Legenda: “Viver o Viveiro” acontece todo domingo, no Viveiro Municipal de Jacareí