Escolas municipais recebem livros sobre história Africana, dos Afrodescendentes e Indígena

Na última segunda-feira (28), a Subsecretaria de Igualdade e de Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria de Educação, entregou uma coleção de mais três mil livros paradidáticos e de literatura infantil sobre a História Africana, dos Afrodescendentes, da cultura Afro-Brasileira e Indígena, para as escolas de Ensino Fundamental e Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino.

A entrega simbólica deste acervo foi realizada em uma formação no Teatro Ariano Suassuna (Complexo Educacional Paulo Freire), dando continuidade às ações afirmativas de valorização e visibilidade da população afrodescendente e indígena. Esta ação, já se fez presente nas Bibliotecas Municipais e agora oportunizou que o debate desta temática estivesse nas pautas dos educadores e alunos, sempre associadas ao Currículo Municipal.

Na cerimônia, a subsecretária de Igualdade e de Direitos Humanos, Girlaine Dias dos Santos, destacou que o professor está essencialmente todos os dias “na ponta” dos Direitos Humanos, cuidando de crianças quando estão doentes, tristes, ou em situação de conflitos com a família.

“Gentilmente, sem ter esta obrigação, o professor faz o seu melhor todos os dias, que é dar amor. Estamos fazendo esta entrega porque, quando falamos em amor e em Direitos Humanos, a gente precisa de instrumentos. E o maior instrumento é o livro, pra contar de fato a história afro-brasileira, para que tenha reparação, eliminando todo o racismo que existe”, disse.

Já a secretária de Educação Maria Thereza Ferreira Cyrino, enfatizou que era um dia significativo, “um solo fértil que temos que preparar”. Completou: “Hoje é dia de arar este solo, para que tenhamos certeza que, cada atitude, cada gesto, cada olhar junto aos pequenos e a comunidade escolar, determine que os direitos sejam garantidos”.

Palestra

Após a entrega, a socióloga Roseli de Oliveira ministrou a palestra com o tema “Estudos da História Afro-Brasileira, conforme a Lei EI 10.639”. Roseli é professora doutora, gestora pública e consultora em Diversidades, além de ser especializada em treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial; ensino de arte e cultura.

Roseli exerceu a função de coordenadora geral de políticas temáticas de ações afirmativas na Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Ministério dos Direitos Humanos (2017-2019) e foi coordenadora de Políticas para a População Negra e Indígena, da Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo (2009-2011).

Na atividade exclusivamente de docente, atuou no Centro de Estudos Africanos da Universidade de São Paulo, ministrou aulas na graduação e pós graduação do Instituto Superior de Educação de Barretos, Escola Paulista de Medicina (atual Universidade Federal de São Paulo) e Centro Universitário São Camilo entre outras instituições.

“Estudos da História Afro-brasileira”

A formação “Estudos da História Afro-Brasileira” é voltada para educadores da Rede Municipal de Educação, realizada em parceria entre a Subsecretaria de Igualdade e de Direitos Humanos e Secretaria de Educação,  no formato de palestra, totalizando mais de 7 horas de qualificação para 1.219 servidores/professores nos diversos níveis e campos de atuação (educação infantil e Fundamental I), durante o horário semanal de Hora Atividade, cujo objetivo é contribuir de forma especial no aperfeiçoamento das ações pedagógicas.

Para as duas secretarias, a Educação Antirracista busca pactuar com os profissionais da educação em seus diversos níveis e campos de atuação, um diálogo contínuo sobre as formas de pensar, gestar e compartilhar ações pedagógicas que orientem o aperfeiçoamento dos conteúdos programáticos elaborados pelos profissionais da área da educação, bem como as práticas, na perspectiva de implementar a Lei 10.639 de 2003 (Estudo sobre a História e Cultura Africana e Afro Brasileira nas Escolas), que modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação no Brasil.

Legenda: Evento foi marcado por palestra e pela entrega simbólica de mais de três mil livros sobre História Africana e Indígena para as escolas municipais