Jacareí receberá 28 novas moradias especialmente projetadas para atender às necessidades habitacionais de idosos acima de 60 anos, que vivem sozinhos e em situação de vulnerabilidade social, por meio do Programa Vida Longa, do Governo do Estado de São Paulo. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (26), durante uma cerimônia no Palácio dos Bandeirantes.

As tratativas sobre a possibilidade de trazer o programa para Jacareí, entre a Fundação Pró-Lar e o Governo do Estado, começaram em 2022. Em junho de 2023, foi protocolado um ofício de adesão ao programa, junto à Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU). Desde então, foram realizadas diversas tratativas técnicas e estudos para viabilizar a implantação do programa na cidade.

O município indicou duas áreas apropriadas para receber as moradias, sendo uma na região Oeste e outra na região Leste de Jacareí. Os terrenos têm capacidade para comportar cerca de 40 unidades habitacionais e serão doados pela Prefeitura para construção das moradias.

“Trazer um programa tão importante quanto o Vida Longa para Jacareí é uma grande conquista. As moradias adaptadas serão destinadas para idosos que possuem vínculos fragilizados com seus familiares e se encontram em situação de vulnerabilidade social. Com certeza, este é um importante avanço nas políticas públicas habitacionais de Jacareí”, explica Priscyla Freire, presidente da Fundação Pró-Lar.

Vida Longa

O Programa tem por objetivo implantar condomínios horizontais de moradia assistida e gratuita, visando a oferta de serviço socioassistencial de acolhimento em república, voltado a pessoas de 60 anos ou mais, sozinhas ou com vínculos familiares fragilizados, em situação de vulnerabilidade e risco social, com renda mensal de até dois salários mínimos.

Trata-se de uma ação conjunta entre a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, articulada com os municípios.

Dentro das casas serão entregues itens de segurança e acessibilidade, como barras de apoio, pias e louças sanitárias em altura adequada, portas e corredores mais largos, rampas e pisos antiderrapantes. As áreas comuns também são projetadas com acessibilidade para facilitar a locomoção e dar segurança e conforto ao idoso.

O projeto paisagístico é diferenciado para proporcionar um ambiente agradável, e o Centro de Convívio garante um espaço comunitário adequado ao desenvolvimento de atividades. As áreas externas irão contar com espaço para horta e área de churrasqueira. O mobiliário prevê ainda áreas de sombreamento trazendo maior conforto, permitindo a permanência dos idosos nas áreas externas da Vila.

Legenda: Programa Vida Longa: Governo de SP irá construir 28 casas destinadas a idosos em situação de vulnerabilidade social em Jacareí