Conselho Municipal de Meio Ambiente retoma trabalhos com posse de novos membros

Parcerias, políticas públicas e cronograma de encontros também fizeram parte do debate

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (30), no Paço Municipal, a posse e apresentação dos novos membros do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Jacareí, além da retomada dos trabalhos do grupo. Formado por representantes da sociedade civil, sindicato rural, ONGs, associações e representantes do poder público, o Conselho busca convergir esforços, manter um planejamento estratégico ambiental no município e permitir um desenvolvimento sustentável.

Claude Mary de Moura, secretária de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana, explicou as novas atribuições da pasta, que agora tem as subprefeituras, estradas rurais e vias não pavimentadas sob o mesmo ‘guarda-chuva’, e reforçou a importância do coletivo: “O nosso Conselho precisa ser ativo e participativo para que possamos colocar em prática as melhores ações que Jacareí tanto merece”, disse. Nesse sentido, ficaram programadas reuniões mensais, com datas já estabelecidas para os meses de outubro, novembro e dezembro.

Políticas Públicas

Após a apresentação de cada um, o debate girou em torno de temas atuais, como a criação do ICMS Ambiental pelo Governo Estadual, da qual Jacareí pode ser beneficiada com recursos por atender às regras, o Plano Municipal de Mata Atlântica, o Corredor Ecológico e Parcerias entre poder público e privado, entre outros.

Presente no encontro e representando o Sindicato Rural de Jacareí, Pedro Rogério falou da força das parcerias: “O pequeno produtor pode e quer ajudar. Ele cuida da água, a cidade cuida da estrada ao redor da propriedade, e todo mundo sai ganhando”, exemplificou.

Reestruturação

A Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana foi reestruturada, no início de 2021, para ampliar a capacidade de servir ao munícipe e atender os interesses da cidade, respeitando o Meio Ambiente. Além das subprefeituras e da zeladoria das áreas rurais e de ruas não pavimentadas, uma maior proximidade com a Procuradoria Geral do município também busca encontrar soluções equilibradas de sustentabilidade e crescimento. A mudança de sede da Secretaria, ocorrida em julho, é mais uma ação para unificar diretorias e trazer celeridade no trato da coisa pública e nos serviços prestados para a população.

Lei e Conselho

O Conselho Municipal de Meio Ambiente foi criado pela Lei nº 6.253/2019, que visa garantir que as políticas ambientais desenvolvidas na cidade estejam em consonância com os anseios da população.

 

Legenda: Reunião realizada nesta quinta-feira (30), no auditório do Paço Municipal, reuniu os novos membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Jacareí