Servidores de Saúde recebem último encontro de qualificação em Saúde Integral da População Negra

A Subsecretaria de Igualdade e Direitos Humanos promove o último encontro de qualificação em “Saúde Integral da População Negra”, para as equipes multidisciplinares e profissionais da Secretaria de Saúde do município, nesta terça-feira (24), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, das 8h às 17h.

A ação começou em agosto, com várias turmas. Para a subsecretária de Igualdade e Direitos Humanos, Girlaine Dias, “vamos construir políticas públicas colaborativas”. Na oportunidade, a subsecretária apresenta o funcionamento da pasta e seus integrantes, e aproveita para falar também sobre o “Quesito Raça/ Cor/ Etnia – Indicadores Socioeconômicos da população negra em Jacareí”, além das pautas e propósitos da Subsecretaria.

As formações estão em conformidade com a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (Portaria GM/MS nº 992, de 13 de maio de 2009). “Essa política faz parte de um compromisso firmado pelo Ministério da Saúde, no combate às desigualdades no Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse Girlaine.

“É de responsabilidade da gestão municipal, o apoio aos processos de educação pertinentes às ações de promoção da saúde integral”, destacou a subsecretária. “Para que os profissionais do SUS trabalhem em prol da melhoria das condições de Saúde, a partir da compreensão de vulnerabilidades específicas da população negra e do reconhecimento do racismo como determinante social, é importante considerar que as iniquidades em Saúde, são resultados de injustos processos socioeconômicos e culturais – em destaque, o vigente racismo – que corroboram com a morbimortalidade das populações negras brasileiras”, afirmou.

Dois temas serão apresentados para os servidores:  O primeiro é “Vir- a- ser: o sofrimento psicoemocional nas subjetividades negras posicionadas em mundo racista”, com Suéllen Raquel da Silva, que é psicóloga, formada pela Universidade Federal de São Carlos, e atua como psicóloga da UMSF Bandeira Branca. O segundo, “Doenças predominantes entre a população negra – doença falciforme, hipertensão e diabetes, deficiência de G6PD”, com Michelle Barbosa, que tem Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Para a assessora da Diretoria de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Luciana de Almeida Oliveira, “os temas deste encontro foram pensados em observação à temática da política nacional de saúde da população negra, que foi criada em 2006, com a proposta de redução das desigualdades étnico-raciais e a promoção do atendimento em saúde com equidade, que é um dos princípios do SUS”.

Legenda: Qualificação em Saúde Integral da População Negra, no auditório da Secretaria Municipal de Educação