Integrantes do CMDM (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher) tomaram posse na última segunda (29)

Os membros da sociedade civil, eleitos para o CMDM (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher) tomaram posse na última segunda-feira (29), no auditório do Paço Municipal, em Jacareí. Durante a cerimônia, na apresentação dos integrantes, a presidente do CMDM no momento, que está concluindo sua gestão, Karina Conceição dos Reis Costa, destacou, sobre a importância dos conselheiros: “Acredito que juntas somamos forças para garantir que as mulheres alcancem uma vida digna e igualitária. Lugar de mulher é onde ela quiser”.

Já a subsecretária de Igualdade e de Direitos Humanos de Jacareí, Girlaine Dias, disse: “O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher propõe e fiscaliza as diretrizes de políticas públicas, que visem a eliminação das discriminações que atinjam a mulher em âmbito municipal, além de estimular, apoiar e desenvolver estudos e debates sobre a condição da mulher. É dever de todas as pessoas lutar pelo fim da violência contra mulher”, afirmou.

Os conselheiros assinaram o Termo de Posse de suas representações. O CMDM é paritário, com mandato de dois anos, e é constituído por 14 membros titulares e seus respectivos suplentes, compostos por 7 representantes do Poder Público, e 7 da Sociedade Civil.

A finalidade do Conselho é garantir a igualdade de oportunidades e de direitos entre homens e mulheres, de forma a assegurar à população feminina, o pleno exercício de sua cidadania. Entre as principais competências do CMDM, está a de desenvolver ação integrada e articulada em conjunto com a Administração Pública Direta e Indireta e sociedade civil para a implementação de políticas públicas comprometidas com a superação dos preconceitos e desigualdades de gênero.

O CMDM respeitará, no que couber, os objetivos e diretrizes estabelecidos no Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. As reuniões do CMDM acontecem toda 2ª segunda-feira do mês, às 9h, na sede do Programa Família Segura (Avenida Major Acácio Ferreira, 432, Jardim Paraíba).

Legenda: Membros eleitos para o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e convidados, na posse na última segunda (29), no Paço Municipal