Equipe do Instituto Caminhabilidade visita projeto premiado de Jacareí “Caminhos Ancestrais”

Escutar áudio do texto

A equipe do Instituto Caminhabilidade esteve na última terça-feira (16), visitando os espaços que fazem parte dos “Caminhos Ancestrais”, projeto de Jacareí que recebeu o prêmio “Cidade Caminhável 2023” e uma Menção Honrosa pela ação, no final do ano passado.

O Instituto Caminhabilidade é uma organização sem fins lucrativos liderada por mulheres que, para alcançar equidade de gênero e enfrentar a crise climática, desenvolve cidades em que as pessoas e o caminhar sejam prioridades. O prêmio tem como objetivo reconhecer iniciativas públicas que melhoram a caminhabilidade nas cidades brasileiras, inspirando a transformação e a atuação das gestoras e gestores públicos.

O projeto de Jacareí “Caminhos Ancestrais” estimula a melhoria na qualidade da prática e na segurança do caminhar no município, buscando, através da revisitação da história local, trazer memórias das lutas e conquistas. A iniciativa é pioneira ao interseccionar raça e caminhabilidade, além de promover a valorização de personalidades e movimentos que representam os povos negros e indígenas.

Por meio do projeto, foram requalificadas, entre 2021 e 2023, áreas de uso coletivo, com nomes para os espaços e execução de artes expostas, proporcionando uma melhor locomoção nas vias públicas, com reforma e ampliação das calçadas, infraestrutura de inclusão, como rampas de acesso, pátio para eventos, além do investimento em segurança com instalação de iluminação de LED e disponibilidade de QRCode para melhor conhecer as personalidades representadas nos murais.

As praças e parques requalificados permitiram um trabalho intersetorial entre as áreas de Mobilidade Urbana, Governança e Planejamento, Infraestrutura, Assistência Social, e Igualdade Racial e Direitos Humanos e Comunicação, proporcionando maior abrangência da ação sobre os desafios encontrados nesses espaços.

Confira as seis praças de representatividade no município que fazem parte do projeto:

Legenda: Visita da equipe do Instituto Caminhabilidade.

Monumento Abolicionista.

Praça Luiz Gama