Abolição da Escravatura completa 136 anos em Jacareí

Largo da Liberdade, 18 de março de 1888. Antes mesmo da data oficial da Abolição da Escravidão no Brasil, Jacareí já celebrava a libertação de seus últimos negros escravizados na Praça da Independência, antigo Largo da Liberdade, momento histórico que foi registrado pelo jornal “A Redempção”, o maior veículo de informação da imprensa abolicionista de estado de São Paulo na época.

No Brasil a Abolição da escravatura oficialmente aconteceu no dia 13 de maio de 1888, considerou livres aproximadamente 700 mil escravizados. Atualmente, pretos e pardos são 56% da população brasileira.

O Brasil foi o último país do continente americano a abolir a escravidão, e os negros libertos não receberam nenhum tipo de auxílio para sua integração na sociedade brasileira.

Entendendo a importância desta data, a Prefeitura de Jacareí, a Secretaria de Comunicação e Direitos humanos, por meio da Subsecretaria de Igualdade e de Direitos Humanos entregou no dia 18 de Março de 2023 o Monumento aos Abolicionistas de Jacareí, representando o fim da escravidão, na Praça da Independência, no São João, conhecida como Largo da Liberdade.

O monumento, com as correntes quebradas, marca no tempo e no espaço, o local onde os escravizados de Jacareí foram libertos no dia 18 de março de 1888.

Livro Abolicionismo

A história da abolição em Jacareí é relatada por Antônio Gomes de Azevedo Sampaio, farmacêutico e escritor português em seu livro “Abolicionismo”. Escrito em 1890, e relançado em março pela Prefeitura de Jacareí, trata-se de um importante registro histórico para compreender os processos da escravização no Vale do Paraíba, em especial, na cidade de Jacareí.

O livro traz os relatos do autor em primeira pessoa e, a partir de sua visão somos colocados dentro da história, que conta causos, personagens históricos e consequências que culminaram na festa de libertação do último escravizado de Jacareí, em 18 de março de 1888, antecipando em dois meses a data oficial que ocorreu em todo Brasil, no dia 13 de maio de 1888.

Ilustração Muralismo: Negro Muro

Capa Livro: Janaína Vieira