Semana da Alfabetização começa com Contação de Histórias e Apresentação de Boas Práticas

Escutar áudio do texto

A abertura da terceira edição da Semana da Alfabetização, da Secretaria Municipal da Educação, foi realizada nesta segunda-feira (21), no Teatro Ariano Suassuna (Complexo Educacional Paulo Freire). O evento teve Contação de Histórias e Apresentação de Boas Práticas das professoras do Curso de Alfabetização e do POA (Programa de Oficina de Aprendizagem).

A Semana da Alfabetização vai até quinta-feira (24), com atividades nas escolas, nos períodos manhã e tarde. A iniciativa este ano tem como tema “A Cultura do Escrito e o Pensamento Matemático – Uma Ponte entre Educação Infantil e Ensino Fundamental”.

A secretária de Educação, Maria Thereza Ferreira Cyrino, falou para o público de educadores. “Quando a gente fala em alfabetização, pensa em fala e escrita, letramento de pensamento e lógico-matemático. Mas o principal, que alinhava tudo, é o letramento emocional, das histórias que evocam emoções.  Nós, educadores, fazemos parte das grandes histórias”, destacou. 

“Compartilhar ações bem-sucedidas, apoia redes e escolas a encontrarem caminhos, para se fortalecerem enquanto coletivo, e para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, valorizando os professores alfabetizadores, no empenho em alfabetizar todas as crianças na idade certa, visando o ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) 4 – Educação de Qualidade”, completou a secretária.

Para os organizadores do evento, este momento de Boas Práticas é uma oportunidade para fomentar a cultura de trocas entre os profissionais da educação, favorecendo a busca pelos melhores resultados.

Legenda: Semana da Alfabetização reúne educadores no Teatro Ariano Suassuna


LEIA MAIS