Escolas Municipais se mobilizam para Conscientização no Dia Mundial do Autismo

No último dia 2 de abril foi celebrado o Dia Mundial do Autismo, e este ano as escolas da Rede Municipal de Ensino de Jacareí, estão promovendo durante toda a semana, uma programação de atividades de conscientização e inclusão dos alunos, na promoção da compreensão dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Com atividades educacionais específicas, como palestras e workshops, campanhas de sensibilização através de cartazes e mídia sociais, e foco na inclusão em sala de aula, as escolas estão engajando alunos, professores e comunidades nas unidades escolares, demonstrando o compromisso de criar um ambiente mais acolhedor para todas as pessoas.

Proahtea

A Secretaria Municipal de Educação inaugurou em 2022, o PROAHTEA – Programa de Altas Habilidades com Ênfase em TEA (Transtorno do Espectro Autista), no Complexo Educacional Paulo Freire. O espaço é composto por uma equipe multiprofissional, com recursos de acessibilidades e pedagógicos, envolvendo a participação da família e a articulação com as demais políticas públicas.

O programa faz a triagem e os acompanhamentos necessários, garantindo maior excelência no atendimento público da Educação Inclusiva. O intuito do programa é apoiar as práticas educacionais, com foco no desenvolvimento e nas aprendizagens das crianças com deficiências, propiciando a qualificação das ações direcionadas à Educação Especial e à superação de barreiras (qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da criança/aluno em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas).

“Com este programa de triagem, orientação e acompanhamento e mais estas atividades nas escolas, garantiremos maior excelência no atendimento público da Educação Inclusiva”, destacou a secretária municipal de Educação, Maria Thereza Ferreira Cyrino.

Legenda: Atividades em escolas municipais sobre o Autismo