“4ª Semana RecTec – Semana dos Recursos Tecnológicos/2024” reúne professores municipais

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Educação, iniciou nesta segunda-feira (25) a “4ª Semana RecTec – Semana dos Recursos Tecnológicos/2024”, no Complexo Educacional Paulo Freire, para todos os professores e equipes gestoras da rede municipal.

A cerimônia de abertura, no dia 25, no Teatro Municipal Ariano Suassuna, foi realizada em três períodos, manhã, tarde e noite. A Inteligência Artificial foi a grande atração do evento, com a apresentação de um Avatar da secretária de Educação, Maria Thereza Ferreira Cyrino, que a chamou para abrir a solenidade no palco.

A secretária destacou a importância da reflexão do uso da tecnologia na Educação, como apoio a aprendizagem. “Educar é um processo constante de renovação”, afirmou, agradecendo à equipe do Lec@ (Laboratório de Educação Criativa). Já a secretaria adjunta de Educação, Danielli Villar, anunciou para o público presente, a novidade para este ano, que será o “Lec@ Itinerante”, com a formação de grupos de apoio tecnológico em cada unidade escolar.

A ação deste ano tem como foco a Inteligência Artificial e o modo como ela pode ser utilizada na sala de aula. O evento conta ainda com a entrega do certificado das primeiras turmas da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, a empresa Ardagh e o Sesi, de formação em Robótica, através de Lego.

A programação da semana contará com a oficina das alunas do terceiro ano do Ensino Médio do SESI, vencedoras de um torneio de robótica em Brasília, e que vão para Huston na próxima fase.

A Semana RecTec acontece desde 2020, sempre com três dias de atividades tecnológicas, com a intenção de preparar os professores para as inovações trazidas pelo Lec@, e levadas para a escola. O Lec@ fica no Complexo Educacional Paulo Freire e tem como objetivo garantir a excelência no desenvolvimento educacional do município, além de valorizar o profissional da educação, fortalecendo as práticas pedagógicas inovadoras.

Legenda: Evento de abertura da Semana RecTec, em Jacareí