Programa Comunidade Empreendedora forma turma de novos empreendedores no Parque Meia-Lua

Oferecer qualificação técnica, com foco no desenvolvimento sustentável, para impulsionar ideias inovadoras e gerar empreendimento. É com essa proposta que a Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, implantou, em 2022, o Programa Comunidade Empreendedora, que conta com a participação das secretarias de Assistência Social e de Saúde, subprefeituras e comitê do Cidade Saudável.

Na quarta-feira (13), uma turma de 17 novos empreendedores concluiu a edição 2023 do Programa Comunidade Empreendedora, no distrito Parque Meia-Lua.

Durante o curso, os participantes tiveram a oportunidade de realizar oficinas técnicas de artes plásticas, além de formações sobre desenvolvimento humano e empreendedorismo.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Arildo Batista, realizar o programa em bairros e distritos é uma das metas do Centro de Inovação e Empreendedorismo de Jacareí (CIEJ), para fomentar o empreendedorismo nas comunidades do município.

“É muito importante levar ferramentas para desenvolver o empreendimento nos bairros e acreditamos que é o melhor caminho para fomentar a economia local, ” comente o secretário.

Motivação

O catador de materiais recicláveis, Mario Reis Santos Soares, 60 anos, foi um dos participantes da edição 2023 do Programa Comunidade Empreendedora, no Parque Meia-Lua.

Soares conta que chegou para participar do curso com “o psicológico abalado”, pois havia sofrido recentemente um acidente, em que teve a metade de um dos dedos cortada por uma serra elétrica. “A gente perder uma parte do corpo não é fácil, mexe com o psicológico. Mas no curso fui tão bem acolhido e aprendi muita coisa boa, tudo isso me ajudou muito”, relata.

Há 5 anos que Soares percorre as ruas coletando materiais recicláveis. E foi no curso do Comunidade Empreendedora, que ele descobriu que pode transformar essa atividade em um negócio. ““O meu sustento praticamente vem da reciclagem. E no curso fui descobrir que com esse meu trabalho de reciclagem posso montar algo, vender, negociar, gerar um dinheiro, o lucro não vai ser imediato, mas já sei como começar”.

Soares completa dizendo que, além das informações técnicas, o curso acrescentou no seu desenvolvimento humano: “Antes de pensar em montar um negócio, a gente precisa investir na gente, saber nosso valor humano. É preciso estar bem com a gente para depois se relacionar com as outras pessoas. Isso também foi um ensinamento muito importante para mim”.

Para a assessora e coordenadora do Comunidade Empreendedora, Daniela Cambuzano, o impacto positivo que o programa provoca nos participantes mostra que é necessário investir em ações que fortaleçam a dignidade dessas pessoas que muitas vezes têm potencial de empreendedor, mas não encontram oportunidades de qualificação e capacitação. “É muito gratificante realizar esse projeto nas comunidades e poder contribuir na realização dos sonhos das pessoas em iniciar um pequeno negócio “, finaliza.

Legenda: Comunidade Empreendedora forma novos empreendedores