Prefeitura facilita acesso e disponibiliza mapas interativos pela internet para consulta da população através do GeoJacareí

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Governo e Planejamento, está empenhada em tornar as informações públicas mais acessíveis à população. Para isso, mapas interativos com dados municipais, chamados de “GeoJacareí”, foram disponibilizados para consulta pela internet, na página da prefeitura.

O trabalho foi realizado internamente, utilizando ferramentas gratuitas e softwares livres, ou seja, sem custos para o poder público. O próximo passo será permitir que esses dados sejam baixados pelos usuários, para assim atender à demanda recorrente de estudantes, profissionais e munícipes.

Na página da Secretaria de Governo e Planejamento, o ícone “GeoJacareí – Dados geográficos municipais” leva a diferentes compilações de informações espaciais:

Zoneamento e Hierarquia Urbana: traz o zoneamento vigente, os tipos das vias, parâmetros construtivos, usos permitidos, bens tombados e áreas de risco. É possível gerar um relatório de viabilidade. A consulta pode ser feita digitando o endereço ou localizando no mapa.

Dados Geográficos: mostra os limites das regiões e das unidades de planejamento, as mudanças no zoneamento em cada revisão da legislação ao Plano Diretor (hoje revogadas), informações demográficas do Censo 2010 por Unidade de Planejamento, a classificação de imagens de satélite de área urbanizada em diferentes datas, núcleos informais, equipamentos públicos, infraestrutura, entre outros.

Também é possível acessar o Mapeamento Participativo (Fase 2) e as Propostas (Fase 3) ambos da revisão do Plano Diretor. Nestes Mapas estão disponíveis os resultados das dinâmicas aplicadas nas chamadas “Leituras Comunitárias” e “População Propõe” nas quais foram identificadas as percepções dos cidadãos sobre as problemáticas e potencialidades ao longo do território, com propostas colhidas e separadas por tema.

Para acessar as informações o caminho é fácil:

No site da prefeitura de Jacareí: www.jacarei.sp.gov.br vá em Prefeitura de Jacareí -> Secretarias -> Governo e Planejamento -> GeoJacarei – Dados Geográficos municipais. Ou confira o link aqui.

Além destes, são disponibilizados no site da prefeitura, na página da Secretaria de Governo e Planejamento, via MyMaps (um recurso do Google Maps), os Núcleos em processo de Regularização Fundiária de Interesse Específico e as Áreas Clandestinas Embargadas, informações importantes sobre terrenos irregulares fiscalizados pelo município. Confira:

Áreas clandestinas embargadas: https://www.jacarei.sp.gov.br/segovplan-areas-clandestinas-embargadas/

Núcleos em fase de regularização: https://www.jacarei.sp.gov.br/segovplan-regularizacao-fundiaria/

Outras informações podem ser adquiridas na Secretaria de Governo e Planejamento, através de consulta à Diretoria de Habitação pelo telefone: 3955-9000 ramal 9490.

Legenda: Mapa da cidade no site da Prefeitura