Moradia digna: Jacareí inicia tratativas com Governo de SP para implantar Programa Vida Longa, com casas destinadas a idosos com vínculo familiar rompido

Programa visa a construção de condomínios de moradia assistida e gratuita, com cômodos mobiliados e itens projetados especialmente aos idosos

A Fundação Pró-Lar e a Prefeitura de Jacareí entregaram neste mês ao Governo do Estado de São Paulo, o ofício de adesão do município ao ‘Vida Longa’ – programa de moradia assistida e gratuita, voltado a pessoas idosas, de 60 anos ou mais, em situação de vulnerabilidade e risco social.

A partir de agora, iniciam-se as tratativas técnicas e estudos para a viabilidade de implantação do programa, em duas áreas indicadas pelo município, sendo uma na região Oeste e outra na parte Leste. A previsão inicial é que os lotes comportem cerca de 40 unidades.

“Esse programa será um marco para nossa cidade e mudará a vida daqueles que mais precisam e que dificilmente são contemplados com outras políticas habitacionais tão pontuais quanto essa. Os idosos serão assistidos por equipe técnica habilitada, uma vez que os selecionados não são mais acompanhados pelos familiares ou possuem vínculo fragilizado”, afirmou o presidente da Fundação Pró-Lar de Jacareí, Alexsandro Quadros.

Vida Longa

O Programa tem por objetivo implantar condomínios horizontais de moradia assistida e gratuita, visando a oferta de serviço socioassistencial de acolhimento em república, voltado a pessoas de 60 anos ou mais, sozinhas ou com vínculos familiares fragilizados, em situação de vulnerabilidade e risco social, com renda mensal de até dois salários mínimos.

Trata-se de uma ação conjunta entre a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, articulada com os municípios.

Dentro das casas serão entregues itens de segurança e acessibilidade, como barras de apoio, pias e louças sanitárias em altura adequada, portas e corredores mais largos, rampas e pisos antiderrapantes. As áreas comuns também são projetadas com acessibilidade para facilitar a locomoção e dar segurança e conforto ao idoso.

O projeto paisagístico é diferenciado para proporcionar um ambiente agradável, e o Centro de Convívio garante um espaço comunitário adequado ao desenvolvimento de atividades. As áreas externas irão contar com espaço para horta e área de churrasqueira. O mobiliário prevê ainda áreas de sombreamento trazendo maior conforto, permitindo a permanência dos idosos nas áreas externas da Vila.

Legenda: Modelo das casas entregues pelo programa Vida Longa, do Governo do Estado de São Paulo, em Guaratinguetá
Créditos: Governo de SP/Divulgação