Educação realiza mais uma formação do programa “Matematic@ndo ODS” para gestores pedagógicos

A equipe técnica pedagógica da Secretaria Municipal de Educação participa nesta sexta-feira (16) de mais uma oficina vinculada ao programa “Matematic@ndo ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)”, no Complexo Educacional Paulo Freire. Esta formação, em parceria com a instituição Sol Práticas Educacionais, tem como tema “Cálculo Mental: jogos e desafios”, com as formadoras Carla Alves e Gabriela Gibim.

A equipe gestora explica que, a Agenda 2030, que é um documento da Organização das Nações Unidas, apresenta um conjunto de objetivos para o desenvolvimento sustentável, que, na sua grande maioria, exige uma sociedade matematicamente alfabetizada.

“Por isso, é urgente refletir sobre a importância dessa ciência na construção da cidadania na sua plenitude, pois os desafios exigem tomadas de decisões baseadas em resolução de problemas e construção de modelos”, explicam os técnicos da Secretaria de Educação.

Nesse sentido, a matemática, atrelada ao estudo do meio ambiente, oportuniza, por meio das relações numéricas, operações, medidas, relações de indicadores reais, além de levantamento de dados, de discussão de prejuízos, de projeção de soluções, tornando a aprendizagem construtiva, constituindo um comportamento cotidiano e uma ação educativa com vista a uma consciência ecológica.

“É um consenso na área da educação, que os jogos matemáticos desenvolvem o raciocínio lógico das crianças e suas habilidades, podendo levá-las a conceber a matemática como uma disciplina prazerosa, e a criação de vínculos positivos na relação professor-aluno e aluno-aluno”, destaca a equipe.

Os gestores pedagógicos destacam que, através dos jogos, desafios e brincadeiras com intencionalidade matemática, pode-se desenvolver nas crianças e jovens os sentidos, a percepção, além da construção de conceitos e aperfeiçoamento de múltiplas habilidades”.

Esta oficina tem como objetivo, discutir técnicas de cálculo mental e sua importância no desenvolvimento de habilidades matemáticas, associadas à ideia de estimativa e aproximação, bem como proporcionar a experimentação de jogos e desafios como oportunidades para desenvolver estratégias, criatividade, abstração de ideias, projeção de soluções e argumentação.

Tudo isso atrelado ao conhecimento especializado do professor que ensina matemática, e as possíveis conexões para um trabalho consciente e efetivo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A matemática está em todo lugar, desmistificando medos e crenças culturais, e garantindo uma maior qualidade na aprendizagem. Oficinas práticas serão o foco durante todo o programa”, afirma a secretária municipal de Educação Maria Thereza Ferreira Cyrino.

Legenda: Gestores pedagógicos participam de oficina sobre o programa “Matematic@ndo ODS”