Agosto Lilás: Família Segura faz balanço do 1º semestre e registra mais de mil atendimentos

Neste mês de conscientização no combate pelo fim da violência contra a mulher – Agosto Lilás – a Prefeitura de Jacareí, por meio da Subsecretaria de Igualdade e de Direitos Humanos, faz um balanço do programa “Família Segura”.

Foram registrados mais de mil atendimentos no primeiro semestre, prevalecendo os casos de Violência Psicológica, além de mais de 2.500 rondas da Patrulha “Maria da Penha”, envolvendo mulheres, adolescentes, crianças, idosos e LGBTQIAP+.

A subsecretária Girlaine Dias informa que toda mulher que se sentir em situação de perigo, pode acionar estes telefones:

• Disque 153 emergência da Guarda Civil Municipal à rede de atendimento de denúncia, através da Patrulha Maria da Penha de Jacareí.
  • Ligue 180 – Central de atendimento às Mulheres
  • WhatsApp Disque Denúncia (61) 9610-0180

O Mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher foi determinado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública do Governo Federal. Segundo dados do primeiro semestre, em Jacareí foram 136 novas ocorrências femininas e 29 masculinas, totalizando mais de 1.200 atendimentos realizados.

Família Segura

Inaugurado em 2019, o Família Segura é um programa voltado à prevenção e enfrentamento à violência doméstica e familiar no município, que conta com uma equipe de profissionais especializados, formada por psicólogos e assistentes sociais, para realizar atendimento adequado às vítimas.

No local, também é possível fazer denúncias e tirar dúvidas. O Família Segura fica localizado na Av. Major Acácio Ferreira, 432, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Patrulha Maria da Penha

A ‘Patrulha Maria da Penha’ é uma parceria do Programa Família Segura com a Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão de Jacareí. Equipes da Guarda Civil Municipal realizam rondas periódicas em locais com maior incidência de casos de violência doméstica.

Legenda: “Família Segura” faz mais de mil atendimentos neste primeiro semestre