Seminário abre atividades em comemoração à Semana do Idoso, em Jacareí

Escutar áudio do texto

Em comemoração à Semana do Idoso, ocorreu na segunda-feira (2), a abertura de uma série de eventos que serão realizados pela Prefeitura de Jacareí. As primeiras atividades foram na Casa Viva Vida, com o Seminário “O Papel do Cuidador de Idosos” e o 5º encontro “Viver a Plenitude da Longevidade”. A ação contou ainda com apresentações musicais, dança cigana e outras festividades, abordando temas como proteção e qualidade de vida na melhor idade.

Segundo Iara Aparecida dos Santos, moradora do Parque Itamaraty e frequentadora da Casa Viva Vida há quatro anos, é importante envolver-se em todos os eventos, se socializar, conhecer pessoas e fazer amizades. “Isso é viver a vida”, disse.

A secretária de Assistência Social, Patricia Juliani, abriu as celebrações da data, enfatizando o envelhecimento saudável, o suporte e a necessidade de ter um cuidador. “Com o aumento da expectativa de vida, a qualidade é algo a ser discutido. Segundo estudos, o ser humano pode chegar, futuramente, a até 120 anos em média. De maneira geral, isso se reflete no mercado de trabalho. A sociedade tem que se preparar para a abertura de futuras vagas para esse público”, explicou.

Preparação e Cuidado

Ingrid Heise, médica do programa “Melhor em Casa”, da Secretaria de Saúde, falou sobre a importância do preparo de um bom cuidador. “Cuidador é aquele que promove cuidados qualificados e humanizados à pessoa idosa, visando um envelhecimento digno e saudável. Não há maneiras de ser um cuidador e não ter isso internalizado dentro de si”, enfatizou.

Viva a Vida

Atualmente, o Centro de Convivência Viva Vida atende mais de 600 pessoas da melhor idade, a partir dos 60 anos, oferecendo oficinas voltadas ao bem-estar físico e mental nesta faixa etária. São diversas atividades disponíveis, como: escrita de memórias; jogos de mesa; ativamente; artesanato e bordado; musicalização; artes plásticas; yoga; lian gong; pintura em tecido; arte em feltro e materiais recicláveis; canto coral, arraiolo; dança; esportes, tarde dançante e karaokê.

O Viva Vida funciona de segunda a sexta-feira, na Rua Itapira, 260, no Jardim Mesquita. Mais informações sobre os cursos e oficinas podem ser obtidas pelo telefone (12) 3953-2819.

Semana do Idoso

Quarta-feira (4) – Evento “Viver e Ser Feliz”, das 9h às 17h, no Educamais São João – Rua Chiquinha Schurig, 169.

Quinta-feira (5) “II Seminário Cidade Saudável – Viver a Longevidade”, das 8h às 17h, no Complexo Educacional Paulo Freire – Avenida Eng. Davi Monteiro Lino, 3.595.

Sexta-feira (6) “23º Concurso Miss e Mister Melhor Idade”, às 18h, no Teatro Ariano Suassuna – Avenida Eng. Davi Monteiro Lino, 3.595.

Legenda: Seminário abre atividades em comemoração à Semana do Idoso, em Jacareí


LEIA MAIS