Secretaria de Assistência Social e sociedade civil unem esforços para entrega de cestas básicas

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Assistência Social, desde o início da pandemia em razão do novo Coronavírus (COVID-19), fez uma ‘força-tarefa’ para atender as famílias em situação de vulnerabilidade social, com aquilo que é essencial: a alimentação.

A procura pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) aumentou significativamente, pois além dos acompanhados pelos serviços, novas famílias entraram em contato para ter acesso ao benefício eventual da cesta básica, que é ofertado aos munícipes.

Dessa forma, os atendimentos dos serviços da assistência foram ampliados e foram consolidadas parcerias com servidores e voluntários, junto ao Fundo Social de Solidariedade, para a realização de uma campanha de arrecadação de alimentos que foram doados às famílias que deixaram de ter suas próprias rendas e que, também, não haviam ainda recebido o Auxílio Emergencial do Governo Federal.

Até aqui, foram distribuídas mais de 18 mil cestas básicas. Dentre elas, 3.600 foram compradas com recursos municipais, outras 6 mil foram compradas com recursos do Governo Federal, 4.640 cestas básicas foram recebidas do Governo do Estado, por meio do Programa Alimento Solidário e, 4.352 cestas foram doadas ao Fundo Social de Solidariedade.

Fake News – Diferentemente do que chegou a ser veiculado em Redes Sociais (dizendo que algumas cestas foram usufruídas por servidores da Prefeitura), todos os alimentos arrecadados foram doados à população.

A Prefeitura de Jacareí ressalta que na ocorrência de criação e/ou propagação de Fake News (ato totalmente indevido, em especial neste momento delicado e de crise mundial), serão tomadas as medidas judiciais cabíveis e, se for o caso, será acionado o Ministério Público para apuração de eventual ilícito na esfera penal.

Jurema Colassante, secretária de Assistência Social de Jacareí, pontua: “é necessário esclarecer essas ações à população, para que não haja entendimentos equivocados”.

São apenas duas as fontes de distribuição de cestas básicas de alimentos:

Secretaria de Assistência Social. As cestas básicas são liberadas, prioritariamente, para as famílias que procuram a Secretaria e são acompanhadas pelos CRAS e CREAS, e apresentam alguma vulnerabilidade ou risco social. Essas cestas básicas são compradas com recursos públicos, conforme disponibilidade orçamentária e depois de processo licitatório.

Fundo Social de Solidariedade.  As cestas básicas são doadas por empresas ou por particulares ao Fundo Social. A distribuição é realizada conforme a data dos pedidos feitos pelos munícipes pelo telefone 156 (número que foi colocado em funcionamento, de forma temporária, para atender as solicitações de cestas básicas advindas da população em geral).

CRAS – Por fim, Jurema ressalta que, se alguma das famílias precisarem novamente do benefício, é necessário dirigir-se ao CRAS mais próximo de suas residências. “Os profissionais estão agendando os atendimentos e irão realizar a acolhida dessas famílias e conhecer suas demandas, que podem ser outras além do benefício eventual da cesta básica”, conclui.

Legenda: Cestas básicas doadas para o Fundo Social de Solidariedade