Programa ‘Educom Saúde’ trabalha prevenção e promoção da saúde nos bairros, em Jacareí

Escutar áudio do texto

Objetivo é engajar a população por meio de ações educativas nas escolas e na comunidade, de maneira geral

Pensar em um ambiente saudável vai além de ações e cuidados pontuais voltados à saúde. O programa ‘Educom Saúde’, da Prefeitura de Jacareí, que faz parte do Comitê Cidade Saudável e é coordenado pelo Núcleo Crescer, da Secretaria de Saúde, busca compreender a realidade de cada região da cidade, sob uma nova perspectiva, promovendo novos hábitos de bem-estar, integrando toda a comunidade. 

Com início em 2021, a iniciativa tem o objetivo de engajar a população como um todo, envolvendo profissionais da saúde, ambiente escolar, lideranças de bairro, entre outros. A comunicação é realizada por meio de ações educativas, como palestras, cartazes, vídeos, apresentações de teatro e eventos.

As atividades são intersetoriais, envolvendo também as secretarias de Educação, Meio Ambiente e Zeladoria Urbana, Esportes e Recreação, Mobilidade Urbana, Administração e Recursos Humanos, SAAE e Fundação Cultural de Jacarehy.

“De modo geral, o Educom proporciona uma mobilização social nos bairros, conectando todos que vivem a realidade local, construindo uma comunicação eficiente e, desta forma, fortalecendo a promoção da saúde. A comunidade se torna mais ativa e saudável”, explica a secretária de Saúde, Rosana Gravena.

Dengue, aqui não!

Uma das ações realizadas pelo Educom Saúde, é a campanha “Dengue, Aqui Não”, de conscientização e combate ao mosquito da dengue, promovida nas escolas da rede pública de ensino da cidade. A primeira edição aconteceu na EMEF Professora Maria Regina Cachuté, no Parque Imperial, e contou com a participação de 225 alunos.

O objetivo é estimular o desenvolvimento de um trabalho de inspeção de possíveis criadouros de larvas do mosquito da dengue, entre professores e alunos, no ambiente escolar e, também, em suas residências, envolvendo a participação de famílias, amigos, vizinhos e conhecidos no combate à dengue.

Dia D de Combate à Dengue

Outra ação importante promovida pelo Educom Saúde, foi o “Dia D de Combate à Dengue”, realizada no Jardim Pedramar e Rio Comprido. A ação teve o objetivo de instruir a população sobre a importância de combater o mosquito da dengue, por meio de diversas atividades, como caminhada, aulas de ginástica, ações educativas, gincanas infantis e palestras. Os munícipes marcaram presença, com destaque para as crianças, que foram a grande maioria em todas as atividades.

Legenda: Programa ‘Educom Saúde’ trabalha prevenção e promoção da saúde nos bairros, em Jacareí