Evento de conscientização ao combate à dengue reúne população no Jardim Pedramar

Os moradores do bairro Jardim Pedramar participaram, no domingo (19), do ‘Dia D’, um evento promovido pela Prefeitura de Jacareí para conscientização ao combate à dengue.

A ação tem por objetivo instruir a população sobre a importância de combater o mosquito da dengue, por meio de diversas atividades, como caminhada, aulas de ginástica, ações educativas, gincanas infantis e palestras.

A população marcou presença no evento, com destaque para as crianças, que foram a grande maioria em todas as atividades. “Sempre que tem alguma ação aqui, a gente participa. A minha filha já entende como fazer para combater o mosquito, pois há alguns anos teve casos no bairro e eu mostrava para ela que não pode deixar água parada. Ações como essa são muito importantes, principalmente para os jovens”, contou a pedagoga e moradora do bairro, Suzane Anacleto, enquanto sua filha, Jenyffer Anacleto, participava das atividades.

‘Dia D’ de combate à dengue

O evento faz parte do Programa Educom Saúde, e conta com a participação das Secretarias de Saúde, Educação, Meio Ambiente e Zeladoria Urbana, Esportes e Recreação, Mobilidade Urbana, Administração e Recursos Humanos, SAAE e Fundação Cultural de Jacarehy. Além disso, compondo a rede colaborativa e representando a comunidade, o Projeto ‘Cultura no Morro’.

“O evento é focado em aproximar e transformar as relações existentes no município, em especial, no posicionamento da população, tornando os munícipes ainda mais parceiros e protagonistas do cuidado com a saúde. Escolhemos falar sobre a dengue, por ser um assunto importante nessa época do ano, mas trabalharemos também outros temas importantes em eventos futuros”, explica Rosana Gravena, secretária de Saúde de Jacareí.

Educom Saúde

O Programa Educom Saúde é uma iniciativa da Prefeitura de Jacareí que tem como objetivo estimular a construção de um novo modelo de comunicação com a sociedade, bem como integrar a rede de serviços do município, a fim de reforçar o cuidado integral da saúde da população e do ambiente onde se vive.

De maneira geral, o Programa Educom Saúde busca integrar e alinhar os papéis dos atores sociais no território, valorizando o saber popular e estimulando a elaboração de conteúdos adaptados, de acordo com a cultura local, por meio da participação ativa da comunidade.