Evento de conscientização ao combate à dengue reúne população no Jardim Pedramar

Escutar áudio do texto

Os moradores do bairro Jardim Pedramar participaram, no domingo (19), do ‘Dia D’, um evento promovido pela Prefeitura de Jacareí para conscientização ao combate à dengue.

A ação tem por objetivo instruir a população sobre a importância de combater o mosquito da dengue, por meio de diversas atividades, como caminhada, aulas de ginástica, ações educativas, gincanas infantis e palestras.

A população marcou presença no evento, com destaque para as crianças, que foram a grande maioria em todas as atividades. “Sempre que tem alguma ação aqui, a gente participa. A minha filha já entende como fazer para combater o mosquito, pois há alguns anos teve casos no bairro e eu mostrava para ela que não pode deixar água parada. Ações como essa são muito importantes, principalmente para os jovens”, contou a pedagoga e moradora do bairro, Suzane Anacleto, enquanto sua filha, Jenyffer Anacleto, participava das atividades.

‘Dia D’ de combate à dengue

O evento faz parte do Programa Educom Saúde, e conta com a participação das Secretarias de Saúde, Educação, Meio Ambiente e Zeladoria Urbana, Esportes e Recreação, Mobilidade Urbana, Administração e Recursos Humanos, SAAE e Fundação Cultural de Jacarehy. Além disso, compondo a rede colaborativa e representando a comunidade, o Projeto ‘Cultura no Morro’.

“O evento é focado em aproximar e transformar as relações existentes no município, em especial, no posicionamento da população, tornando os munícipes ainda mais parceiros e protagonistas do cuidado com a saúde. Escolhemos falar sobre a dengue, por ser um assunto importante nessa época do ano, mas trabalharemos também outros temas importantes em eventos futuros”, explica Rosana Gravena, secretária de Saúde de Jacareí.

Educom Saúde

O Programa Educom Saúde é uma iniciativa da Prefeitura de Jacareí que tem como objetivo estimular a construção de um novo modelo de comunicação com a sociedade, bem como integrar a rede de serviços do município, a fim de reforçar o cuidado integral da saúde da população e do ambiente onde se vive.

De maneira geral, o Programa Educom Saúde busca integrar e alinhar os papéis dos atores sociais no território, valorizando o saber popular e estimulando a elaboração de conteúdos adaptados, de acordo com a cultura local, por meio da participação ativa da comunidade.