Praça Luiz Gama é inaugurada no Jardim do Marquês

A Prefeitura de Jacareí inaugura nesta sexta-feira (13), às 16h30, a Praça Luiz Gama, no Jardim do Marquês. Trata-se de uma área de aproximadamente 2.500 metros quadrados, no coração do bairro, cercada por casas e comércios, valorizando a qualidade de vida dos moradores e trazendo mais uma opção de lazer para a região.

A praça será entregue com calçamento adequado, bancos, pergolado de madeira, playground, paisagismo completo com 17 árvores nativas diversas e iluminação inteira de led.

Além disso, foi instalado um busto dedicado a Luiz Gama, soteropolitano que atuou como jornalista, jurista, escritor e conseguiu a alforria de mais de 500 negros cativos do Brasil. Uma placa explicativa traz um texto sobre o homenageado e um QR Code permite que a experiência continue no mundo virtual, levando para página online, no site da Prefeitura de Jacareí, com o histórico de Luiz Gama (clique aqui para ver o destino do QR Code).

“As praças e áreas verdes de Jacareí são para toda a gente usufruir, com segurança e bons cuidados. E, quando estes espaços trazem significados históricos é motivo de alegria dupla. Este bairro merece e o legado de Luiz Gama deve ser difundido”, comenta Claude Mary Moura, secretária de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana de Jacareí.

Jardim do Marquês

Além da Praça Luiz Gama, o Jardim do Marquês recebeu recentemente a Praça Marielle Franco, na entrada do bairro, e a Praça de Esporte – Projeto Areninha Sensei Paulo Graça. Somadas a outros esforços e compromissos, as praças simbolizam, também, uma nova fase de conquistas e melhorias no bairro, com direitos reconhecidos junto ao Poder Público.

Asfalto, iluminação, saneamento e lazer são conquistas recentes no Jardim do Marquês, e representam justiça e orgulho para a população de toda a região.

Legenda: Detalhes da nova Praça Luiz Gama, no Jardim do Marquês. Convite para a cerimônia de inauguração, nesta sexta-feira (13)