Praça Marielle Franco é entregue à população do Jardim do Marquês

Vereadora assassinada no Rio de Janeiro é lembrada no principal ponto de acesso ao bairro jacareiense, também conhecido pela trajetória de lutas e coletividade

Em cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira (15), foi inaugurada a Praça Marielle Franco, no Jardim do Marquês, em Jacareí. A área verde, localizada na rotatória principal do bairro, foi entregue aos moradores com diversas mudas plantadas, calçamento, sinalização viária e com uma placa com referência à homenageada.

Morador do bairro e representante da Associação de Moradores do Jardim do Marquês, Juliano de Farias estava emocionado com o novo espaço. “Foi justamente aqui que travamos as lutas e reunimos nossa gente para conseguirmos nossos direitos. Estou muito feliz de vermos tantas conquistas com respaldo da Prefeitura de Jacareí”, disse.

Em um dos processos mais antigos da cidade, o loteador originário do bairro não cumpriu com o prometido aos moradores e, posteriormente, também não honrou o que assumiu na Justiça. Coube à Procuradoria Geral do Município atuar para proteger o bairro, e permitir a realização das obras pela municipalidade. Foram executados serviços de asfaltamento, iluminação, água, esgoto, pintura e lazer, resguardando os direitos dos contribuintes.

União

Apreciado e aprovado pela maioria dos vereadores do município, o projeto de lei que criou e nomeou o espaço com nome da vereadora Marielle Franco, foi proposto pela Prefeitura de Jacareí e representou, na prática, a união de ação e discurso. Claude Mary de Moura, secretária do Meio Ambiente e Zeladoria Urbana de Jacareí, pontuou: “Não é só uma praça. É a realização de um sonho para o bairro, com uma justa homenagem”, disse.

Além da secretária, também se manifestaram o prefeito de Jacareí, o secretário de Esportes e Recreação de Jacareí, Dorival Leal Moreira, o representante do PSOL na cidade (partido de Marielle Franco), Joaquim Aristeu, o presidente da Câmara de Jacareí, Paulinho dos Condutores, o vereador Luís Flávio, e Bene Peixoto, presidente do Fundo Social de Solidariedade do município, todos reforçando a importância da homenagem.

Conectividade

Para garantir que a informação se multiplique, a placa que homenageia Marielle Franco tem destaque na praça e conta com um QR Code, permitindo acesso direto para página online, no site da Prefeitura de Jacareí, contendo histórico da vereadora e notícias, num processo de preservação e reconhecimento histórico.

Reconhecimento

Na manhã de hoje, também foi entregue um totem na entrada do bairro, beirando a rodovia Nilo Máximo, narrando a trajetória e empenho dos moradores do Jardim do Marquês em prol do coletivo. Assim, quem entra no bairro conhece a história que, depois de muitas idas e vindas, teve o desfecho em favor da comunidade.

Mais inaugurações no Jardim do Marquês

Além da Praça Marielle Franco, dois novos espaços serão entregues aos moradores do bairro. A Praça de Esporte – Projeto Areninha Sensei Paulo Graça acontece ainda nesta quarta-feira, com cerimonial a partir das 17h. Já a Praça Luiz Gama está em finalização, com previsão de entrega até o final deste ano.

Legenda: Cerimônia de entrega da Praça Marielle Franco, que ocorreu na manhã desta quarta-feira (15), em Jacareí