Areninha Sensei Paulo Graça é inaugurada no Jardim do Marquês, com quadra de futebol, streetball e academia ao ar livre

Novo espaço homenageia importante sensei de Jacareí e é fruto de convênio entre Prefeitura e Secretaria de Esportes do Governo do Estado de São Paulo

“Ele batalhou tanto pelas crianças da cidade, colocava dinheiro do bolso, ficava feliz em ver o sorriso delas. Hoje é um dia muito especial para nós”. Foi com essas palavras que Luis Felipe Graça, neto do sensei Paulo Graça, falou emocionado na inauguração do espaço da nova praça esportiva de Jacareí, no coração do Jardim do Marquês, na quarta-feira (15). O local leva o nome do guardião das artes marciais da cidade e que, em vida, manteve projeto social ligado ao judô, nos bairros Vila Garcia e Parque Meia Lua.

O espaço esportivo denominado “Sensei Paulo Graça”, objeto de convênio com a Secretaria de Esportes do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Governo e Planejamento do município, conta com 1.025m² e gramado sintético, contemplando uma quadra de Futebol Society e uma quadra de Streetball, no Jardim Marquês.

Luis Felipe Graça, neto do sensei Paulo Graça

Como contrapartida, a Prefeitura de Jacareí fez um investimento de R$ 200.000,00, instalou academia ao ar livre, iluminação, realizou pintura, calçamento adequado e, na noite de ontem (15), plantou ao lado da população uma série de novas mudas de árvores, para deixar o espaço ainda mais acolhedor. “Meu avô brincava que seria nome de rua quando alguém o parabenizava. É uma alegria ver uma praça tão linda com o nome dele”, encerrou Luis Felipe Graça, ao ver as crianças e jovens plantando as mudas.

Inauguração

Os homenageados do dia têm suas histórias parecidas com as dos moradores deste bairro. Basta ver a trajetória do Jardim do Marquês, pertencente a um loteador que não honrou compromissos com moradores, tampouco com a municipalidade. Ainda assim, as melhorias no bairro foram possíveis com intervenção do Poder Público, resguardando os direitos de todos.

Além da Areninha Sensei Paulo Graça, o bairro recebeu a Praça Marielle Franco também na quarta-feira (15). Ainda em 2021, terá uma nova praça, em homenagem ao historiador Luiz Gama. Em todos os casos, placas explicativas com QR code, com acesso direto para página online com histórico dos homenageados, servem para preservar a memória e legados, ampliando o alcance das mensagens que espalharam em vida.

Evento

Entre os presentes no local, o evento contou com a presença do prefeito de Jacareí, do deputado estadual Altair Moraes, do chefe de gabinete do secretário de Esportes do Estado de São Paulo, Jefferson Nogoseki de Oliveira, do presidente da Câmara Municipal de Jacareí, Paulinho dos Condutores, da secretária de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana de Jacareí, Claude Mary de Moura, do secretário de Esportes e Recreação da cidade, Dorival Leal Moreira, de vereadores, e do subprefeito da região Nilo Máximo, Juarez Araújo. Demais autoridades municipais e sociedade civil prestigiaram a inauguração.

Legenda: Cerimônia de entrega da Areninha Sensei Paulo Graça ocorreu na quarta-feira, 15, em Jacareí