Praça Luiz Gama é entregue e Jardim do Marquês agora reúne três novos espaços públicos, com lazer e acessibilidade

A Prefeitura de Jacareí inaugurou na sexta-feira (13) a Praça Luiz Gama, no Jardim do Marquês, completando um compromisso assumido em agosto de 2021, quando foram apresentados, na Câmara Municipal, os projetos de três novos espaços no Jardim do Marquês e as respectivas homenagens.

No texto do projeto de Lei, havia o reforço de “denominar os bens públicos com nomes de pessoas que contribuíram para a história da nossa gente”. Agora, o bairro conta de fato com estes espaços entregues para o usufruto da população. “A gente traz a história do Brasil e cria oportunidade de cada cidadão conhecer sua história e os heróis brasileiros”, disse Girlaine Dias, subsecretária de Igualdade e Direitos Humanos de Jacareí.

Na nova praça, um busto faz referência a Luiz Gama, soteropolitano que atuou como jornalista, jurista, escritor e conseguiu a alforria de mais de 500 negros cativos do Brasil. A inauguração uniu membros da sociedade civil, vereadores e autoridades municipais. Além, é claro, do mais importante: os moradores do bairro, incluindo muitas crianças, que brincaram no playground e gramado, aproveitando o novo paisagismo e calçamento adequados para este tipo de área. A praça Luiz Gama também conta com pergolado de madeira, iluminação em Led, 17 novas árvores nativas e bancos.

“Eu fiquei muito feliz e emocionada com a praça. Não foi nada combinado, a população veio porque está contente, se orgulhando da trajetória deste bairro de lutas e se reconhecendo nas homenagens”, encerrou Girlaine Dias.

Histórico: Projeto de Lei Nº 13

O Projeto de Lei nº 13, de 10 de agosto de 2021, propôs a denominação da praça Marielle Franco e denominava as praças Luiz Gama e Sensei Paulo Graça, localizadas no bairro Jardim do Marquês.

Pela ordem, o primeiro espaço entregue foi a Praça Marielle Franco, em setembro de 2021, homenageando a vereadora que coordenou a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e presidiu, ainda, a Comissão de Defesa da Mulher daquela Câmara Municipal. Seu assassinato, em 2018, ao lado do motorista Anderson Gomes, é um crime ainda não elucidado que reforça o risco para aqueles que lutam pelas minorias.

Na mesma data, a Areninha Sensei Paulo Graça foi inaugurada, dedicada ao guardião das artes marciais da cidade e que, em vida, manteve projeto social ligado ao judô, nos bairros Vila Garcia e Parque Meia Lua.

Agora, com a entrega da Praça Luiz Gama, o Jardim do Marquês está ainda mais bonito, com um coletivo de obras e projetos como asfalto, iluminação, saneamento e lazer, honrando o compromisso da cidade com este importante bairro de Jacareí.

“As praças e áreas verdes de Jacareí são para toda a gente usufruir, com segurança e bons cuidados. E, quando estes espaços trazem significados históricos é motivo de alegria dupla. Este bairro merece e o legado de Luiz Gama deve ser difundido”, comenta Claude Mary Moura, secretária de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana de Jacareí.

Legenda: Inauguração da nova Praça Luiz Gama, no Jardim do Marquês, na sexta-feira (13)