A Prefeitura de Jacareí, por meio do Comitê Cidade Saudável, foi convidada para participar, entre os dias 21 e 22 de novembro, do ‘V Encontro de Prefeitos dos Municípios, Cidades e Comunidades Saudáveis da Região das Américas (MCCS)’, no Panamá. O evento é realizado pela Organização Pan-Americana da Saúde e tem por objetivo discutir ações dos governos em relação à saúde e bem-estar, no contexto do pós-pandemia.

Jacareí é a única cidade representando o Brasil no encontro. A Prefeitura está implantando um modelo de gestão com foco no fortalecimento das ações intersetoriais, integradas aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS). Todas as iniciativas do ‘Cidade Saudável’ estão alinhadas ao Plano de Governo, constituindo uma inovação na gestão pública.

“Jacareí participar de um evento como este é muito importante. Mostra que estamos no caminho certo, pensando e planejando uma cidade focada na inclusão da saúde de forma ampliada. O bem-estar da população depende de diversas políticas públicas integradas, por isso criamos o Comitê Cidade Saudável”, explica Izaias Santana, prefeito de Jacareí.

Desafios e Oportunidades

No primeiro dia do encontro, estão sendo discutidos critérios, experiências e formas de implantação de municípios, cidades e comunidades saudáveis nas Américas, bem como modelos de governança para esse movimento, conforme as diferentes localidades.

Já no segundo dia, serão debatidos os papéis dos governos frente à Covid-19, observando os desafios e as oportunidades. Também serão discutidas as principais sinergias entre as Redes das Américas e os próximos passos do MCCS.

“A troca de experiências com outros prefeitos das Américas é uma ótima oportunidade para conhecer outros programas e iniciativas. Durante o evento vamos falar sobre o enfrentamento à pandemia de Covid-19 em Jacareí, em especial sobre o trabalho realizado com a população em situação de rua e idosos, além dos programas ‘Família Segura’, ‘60+ Saudável’ e ‘Renascentes’”, completou Izaias.

Cidade Saudável

Em maio de 2021, Jacareí constituiu o Comitê Cidade Saudável, compondo uma estrutura intersetorial de governança, com o objetivo de promover o fortalecimento das políticas públicas dos principais programas que o município realiza em prol da qualidade de vida e do bem-estar da população.

Devido ao avanço dos trabalhos realizados pelo comitê, foi aprovado o Decreto 405/22, em março de 2022, instituindo, formalmente, o Programa Cidade Saudável em Jacareí e a composição do Comitê Cidade Saudável. Em novembro, a Prefeitura de Jacareí aderiu à ‘Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis’, consolidando sua estratégia frente ao movimento nacional para constituição de uma rede colaborativa.

Até o momento, foram identificados 65 programas intersetoriais que favorecem a qualidade de vida e o bem-estar da população em Jacareí.

Legenda: Jacareí participa do ‘V Encontro de Prefeitos dos Municípios, Cidades e Comunidades Saudáveis da Região das Américas’, no Panamá