Jacareí inaugura monumento e mural homenageando movimento abolicionista na cidade

Município reafirma orgulho libertador, com entrega de revitalização da Praça Independência, relembrando o fim da escravidão em Jacareí, dois meses antes da assinatura da Lei Áurea

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Subsecretaria de Igualdade e de Direitos Humanos, inaugura nesta sexta-feira (23), às 14h, o Monumento aos Abolicionistas de Jacareí, na Praça Independência, no bairro São João.

Neste local, antigamente conhecido como Largo da Liberdade, aconteceu a festa da libertação dos últimos negros escravizados da cidade, no dia 18 de março de 1888. Naqueles arredores ficava, também, a sede da chácara do Coronel Leitão, o maior traficante de escravizados da região. O local, atualmente, abriga um condomínio.

Além do monumento representando o fim da escravidão, o projeto de revitalização do espaço inclui uma nova pintura muralista, na área externa da EMEF Barão de Jacareí, realizada pelos artistas do Projeto Negro Muro. No mural, foram inseridas imagens de afeto e símbolos históricos, que representam parte das raízes culturais do município, em especial aquelas de origem afro-brasileiras.

Livro Abolicionismo

A história da abolição em Jacareí é relatada por Antônio Gomes de Azevedo Sampaio, farmacêutico e escritor português em seu livro “Abolicionismo”. Escrito em 1890, e relançado em março pela Prefeitura de Jacareí, trata-se de um importante registro histórico para compreender os processos da escravização no Vale do Paraíba, em especial, na cidade de Jacareí.

O livro traz os relatos do autor em primeira pessoa e, a partir de sua visão somos colocados dentro da história, que conta causos, personagens históricos e consequências que culminaram na festa de libertação do último escravizado de Jacareí, em 18 de março de 1888, antecipando em dois meses a data oficial que ocorreu em todo Brasil, no dia 13 de maio de 1888.

Legenda: Jacareí inaugura monumento e mural homenageando movimento abolicionista no município, na Praça Independência