Prefeitura de Jacareí relança livro “Abolicionismo”, que conta a história do fim da escravidão no município, antes da assinatura da Lei Áurea

Livro foi escrito por Azevedo Sampaio, líder do movimento abolicionista na região

Data em que a Lei Áurea foi assinada pela Princesa Isabel, o 13 de maio é lembrado nacionalmente desde 1888 como o Dia da Abolição. Entretanto, é motivo de orgulho para Jacareí e seu povo um fato que aconteceu dois meses antes, quando o Clube Abolicionista, liderado pelo farmacêutico português Azevedo Sampaio, organizou uma passeata com a participação de outros abolicionistas para juntos, libertarem todos aqueles que ainda eram vítimas de trabalho escravo no município.

É esta história, com riqueza de detalhes, que conta o livro “Abolicionismo”, relançado no sábado (18) pela Prefeitura de Jacareí, por meio da Subsecretaria de Igualdade e de Direitos Humanos. A obra foi escrita pelo próprio Azevedo Sampaio e remonta o movimento abolicionista na região, com a libertação de dezenas de escravizados, casos de prisões e resistência.

“É uma data histórica, graças a este movimento de luta contra o processo de escravidão e uma inspiração muito grande para as novas gerações. Jacareí marcou o país, por meio do senso de luta e humanidade de uma parcela significativa do seu povo”, explica Ivani Melo, assessora da Subsecretária de Igualdade e de Direitos Humanos, e responsável por escrever a ‘Apresentação’ desta nova edição.

A fala é corroborada por Girlaine Dias dos Santos, subsecretária de Igualdade e de Direitos Humanos. “Ao falar de política pública, nos dias de hoje, é necessário fazer a reparação da história e aplicar a equidade, para que possamos um dia ser um país verdadeiramente democrático. Jacareí faz a lição de casa ao permitir que todos tenham acesso a esta obra”, reafirma, sobre o livro lançado originalmente em 1890 e, agora, publicado oficialmente em sua segunda edição, mais de um século depois. A obra estará disponível na Biblioteca Municipal “Macedo Soares”.

Preservar a Memória

É importante destacar que Benedicto Sérgio Lencioni, historiador e ex-prefeito de Jacareí por duas gestões, imprimiu em 1980, em seu primeiro período como chefe do Executivo, algumas unidades do livro “Abolicionismo”, ainda que não tenha sido uma nova edição. “Trata-se de uma obra rara, na biblioteca da cidade só existia um exemplar, e a gente cuidou de distribuir outras impressões para preservar a memória. Nossa cidade tem uma história muito significativa que se relaciona com diversos fatos marcantes do Brasil. É uma leitura agradável e surpreendente”, disse BSL, que assina a apresentação da edição comemorativa.

Legenda: Prefeitura de Jacareí relança livro “Abolicionismo”

Acesse o livro em PDF ou ePub aqui