Intelectuais históricos marcarão presença no 2º Fórum Regional de Direitos Humanos do Município de Jacareí

Quem quiser conhecer um pouco mais da história de políticas públicas de Igualdade Racial e enfrentamento à violência contra as mulheres, principalmente por meio de intelectuais como Hélio Santos, não pode deixar de comparecer ao 2º Fórum Regional de Direitos Humanos do Município de Jacareí, que acontece na próxima sexta-feira (1º dezembro), no Teatro Ariano Suassuna (Complexo Educacional Paulo Freire – Av. Engenheiro Davi Monteiro Lino, 3.595.), das 8h às 12h30.

Hélio Santos, além de ser docente, é consultor, escritor, palestrante e presidente fundador do Conselho da Comunidade Negra de São Paulo, a primeira iniciativa do Estado Brasileiro no pós-Abolição, referente à questão racial.

Estudioso da Temática Sociorracial, é doutor em Administração (FEA/USP- 1989) e Mestre em Finanças (FEA/USP- 1980), e ainda membro da Comissão de Estudos Constitucionais Afonso Arinos (1985/1986), grupo que desenhou o Esboço da Constituição do Brasil a serviço da Presidência da República.

O escritor também faz parte do Conselho da Holding Social Vale do Dendê (Salvador/BA), do Pacto de Promoção da Igualdade Racial, do CIVI-Co, do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, da Humanitas360, do Conselho Consultivo do Fundo da FEA-USP e do Comitê de Diversidade da AMBEV. Autor do livro “A busca de um caminho para o Brasil – a trilha do círculo vicioso”, foi organizador do livro “A Resistência Negra ao Projeto de Exclusão Racial: Brasil 200 anos – 1822/2022”.

Para garantir a vaga no evento, é necessário realizar a inscrição por meio do link https://www.jacarei.sp.gov.br/forum-direitos-humanos/ e confirmar presença até esta quarta-feira (29). A Prefeitura de Jacareí, por meio da Subsecretaria de Igualdade e de Direitos Humanos, convida toda a população e região para o fórum, que tem o propósito de dialogar e compreender a importância do trabalho de políticas públicas na perspectiva dos Direitos Humanos.

Durante as apresentações, serão celebrados os dois anos de trabalho da Subsecretaria na realização de ações de enfrentamento das desigualdades, na Acessibilidade, com Migrantes, de Mulheres vítimas de violência, com a Comunidade LGBTQIA+ e na Promoção da Igualdade Racial, com atenção à população negra.

“Trata-se de um momento especial, por ser a única iniciativa de políticas de Direitos Humanos realizada por um órgão público no Vale do Paraíba Paulista, abordando temáticas atuais relacionadas ao campo dos direitos humanos, em um movimento formativo e cultural, que trará em sua programação, intervenções artísticas de culturas tradicionais da cidade, atrações musicais, ambiente instagramável, e palestras realizadas por convidados de grande reconhecimento”, destacou a subsecretária Girlaine Dias.

Confira a programação e os convidados:

8h às 8h30 – Orquestra Sanfônica – Repertório de Música Brasileira

Em 2023, a Orquestra Sanfônica de São Paulo (pioneira no nome SANFÔNICA, no Brasil) completou 35 anos levando a música regional brasileira e a música clássica por meio do tradicional e inusitado som do Acordeom – a nossa famosa “sanfona”. Com um repertório apurado e bem orquestrado, a ORQUESTRA SANFÔNICA DE SÃO PAULO, em sua trajetória, se apresentou em diversos lugares no Brasil e no exterior, recebendo prêmios por sua excelência.

8h35 –  Abertura Oficial – 2° Fórum Regional de Direitos Humanos – Cerimonialista Rodrigo Hernandes, “o Santo”

Artista visual desde 2018, segundo suas palavras, “constrói relações de troca com todos à sua volta, tendo a arte da pintura, textos e esculturas como lugar de afetos mais legítimo e sem limites de ser divino-humano”.

09h10 – Palestra I – Igualdade Racial – Hélio Santos

10h35 – Palestra II – ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – Agenda 2030 – Thiago Prado, diretor geral de Gabinete da Prefeitura de Jacareí.

11h05 – Palestra III – Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Familiar –

Carla Akotirene

Doutora em Estudos Feministas pela Universidade Federal da Bahia e consultora em políticas públicas. Autora dos livros “O que é interseccionalidade? ”, pela Coleção Feminismos Plurais, coordenada por Djamila Ribeiro, e “Ó Paí Prezada! Racismo e Sexismo tomando bonde nas penitenciárias femininas de Salvador”, ambos publicados pela Editora Jandaíra.

Também é a idealizadora da Opará Saberes, primeiro curso de extensão voltado à capacitação de candidaturas negras ao mestrado e doutorado em universidades públicas. Atualmente, Carla concentra estudos sobre feminismo negro, racismo estrutural e equidade de gênero e interseccionalidades.

12h05 – Intervenção Musical – Show de Encerramento, com Bê Lourenço- Cantora e sambista paulistana. Canta desde pequena, junto ao pai, que a incentivava a ouvir Bossa Nova, MPB e música preta internacional. Iniciou sua carreira em 2016 cantando MPB, Pop Internacional, Samba e Soul, sendo na atualidade reconhecida nacionalmente por sua participação no programa The Voice Brasil, em 2022.

Legenda: Vários nomes já confirmaram presença no 1º Fórum Regional de Direitos Humanos