Família é referência do Dia da Consciência Negra para a Subsecretaria de Igualdade e de Direitos Humanos

“Não pode ficar falando da cor da pessoa que é feio”, disse a pequena Ana Lívia de Souza, de sete anos, questionada sobre o que representa para ela a palavra “preconceito”. Ela e sua família, formada pela irmãzinha de um ano Maria Júlia dos Santos Bonfim, a mãe Andreza Paloma da Costa e o padrasto Lucas dos Santos Bonfim, são a referência da Subsecretaria de Igualdade e de Direitos Humanos, no Dia Nacional da Consciência Negra, na próxima segunda-feira (20).

Andreza tem 29 anos é operadora de Caixa. Ela afirma que, apesar da data, igualdade tem que ser todos os dias. “Trabalhamos esse assunto dentro de casa, e temos que dar o exemplo. Todos sofremos preconceito até hoje, pelos traços diferenciados e personalidade forte, principalmente a mulher. As mulheres da minha família não tiveram muitas oportunidades, mas isso agora está mudando”, disse. Já para o marido Lucas, que é vigilante, “a cor não é opção da pessoa. Temos que trabalhar o respeito, não só com a cor, mas também pela diversidade”, destacou.

Foi pensando nesta família, e de tantas outras que fazem parte da população brasileira, que a Subsecretaria de Igualdade e de Direitos Humanos vem desenvolvendo uma série de ações afirmativas no município. A subsecretária Girlaine Dias enfatiza que “somos todos afro brasileiros. O Brasil tem 57% da população preta ou parda, um grupo de pessoas, brasileiros que sofrem discriminação todos os dias pela cor da sua pele. Nós precisamos acabar com o racismo, com o sofrimento diário de brasileiros. O Dia da Consciência Negra nos propõem reflexão, respeito e transformação. Precisamos fazer um Brasil de oportunidades, igualdade e representatividade, saber de Zumbi dos Palmares, e todos os negros que lutaram pelo fim da opressão provocada pela escravidão”

Vídeo

A Prefeitura de Jacareí lançou um vídeo nos últimos dias, produzido pela Subsecretaria de Igualdade e de Direitos Humanos, que faz parte das celebrações do Dia Nacional da Consciência Negra. O material faz um resgate da memória de Jacareí, mostrando o projeto de revitalização feito este ano na Praça da Independência, no bairro São João. Confira o vídeo neste link.

Conhecido com Largo da Liberdade, no dia 18 de março de 1888, foi neste local que aconteceu a festa da libertação dos últimos negros escravizados da cidade de Jacareí, momento registrado pelo jornal “A Redempção” – veículo de informação da imprensa abolicionista do Estado de São Paulo.

A revitalização do espaço contou com uma pintura muralista, na área externa da EMEF Barão de Jacareí, onde foram inseridas imagens de afeto e símbolos históricos em reconhecimento à cultura negra, com cenas da vida cultural de Jacareí e algumas de suas personalidades e símbolos, retratando a matriz cultural afro brasileira presente na cidade.

Ações afirmativas

A produção do vídeo faz parte das 20 ações afirmativas de promoção da igualdade racial, realizadas pela Subsecretaria de Igualdade e de Direitos Humanos desde 2022, entre elas, a implantação em 2022 do Conselho Municipal da Promoção de Igualdade Racial (CMPIR); qualificação para servidores do Quesito Raça Cor Etnia; 3ª edição do livro “O Abolicionismo” de Azevedo Sampaio; exposição “O Abolicionista” por Janaina Vieira; campanha de Sensibilização sobre a Saúde da População Negra; campeonato de Judô Sensei Paulo Graça; implementação das Leis de  Estudo da História Africana, Afro Brasileira e Indígena nas escolas; qualificação sobre relações étnico raciais para os 24 professores da escola;  e compra de 840 livros paradidáticos de personalidades africanas, afro-brasileiras e indígenas para Bibliotecas Municipais.

Legenda: Família de Jacareí representando o Dia Nacional da Consciência Negra