Dito Preto

Benedicto Emílio Dias, conhecido como “Dito Preto”, nasceu no dia 15 de março de 1943 em ltamonte, Minas Gerais.
Descendente de africanos, viveu modestamente com a sua mãe Sabina, que era uma ‘Mãe de Santo’, o que o levou consequentemente a tornar-se ‘Pai de Santo’, exercendo os rituais religiosos em sua residência.
Dito Preto foi um dos fundadores da tradicional Escola de Samba da Unidos de Santa Helena, agremiação em que permaneceu por muitos anos como um dos batuqueiros do samba raiz da Velha Guarda.

“Quem não foi jogador do time do Dito Preto, não sabe o que é jogar futebol”.

No “Canto do Rio”, campo de futebol que existia ao lado de sua residência, ensinou muitos garotos do Jardim Didinha a jogar bola. Sua paixão pelo futebol era tanta, que não se importava em ser o técnico do “Catequese”, time de adolescentes pertencente à igreja católica de São João Batista. Grandes talentos de Jacareí iniciaram suas carreiras na equipe infantil de Dito Preto. O ditado no bairro era: “Quem não foi jogador do time do Dito Preto, não sabe o que é jogar futebol”.
Folclórico, cavalgava pelas ruas do Jardim Didinha com a sua vestimenta de vaqueiro e não deixava o seu chapéu por nada. Nos pastos ao fundo de sua casa, cuidava de algumas cabeças de gado e de seu inseparável cavalo.
Faleceu sozinho em sua casa, exatamente no dia de seu aniversário de 72 anos, deixando um vazio entre seus amigos e moradores do Jardim Didinha, bairro onde viveu tranquilo e feliz.