Em nova atuação, operação “Antídoto” tem três homens detidos e mais dois estabelecimentos interditados

Escutar áudio do texto

Três homens foram detidos e dois estabelecimentos interditados em uma nova atuação da operação “Antídoto” realizada na noite de sexta-feira (11), em diferentes bairros de Jacareí. Os trabalhos tiveram como objetivo intensificar o combate à comercialização de bebidas falsificadas, após registros de intoxicação por metanol no estado de São Paulo e em outros pontos do país.

A ação reuniu equipes da Guarda Civil Municipal, Fiscalização de Posturas, Procon, Vigilância Sanitária, Polícia Militar e Polícia Civil. 

Interdições

Em uma das abordagens, no Parque Meia-Lua, foram encontradas oito garrafas de bebida destilada sem identificação no MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), sem selo fiscal e rótulo em português. No mesmo local, foram encontrados produtos vencidos e em condições irregulares. O caso foi qualificado como descaminho e o proprietário do estabelecimento encaminhado à Polícia Civil. Em frente ao bar, um homem cuja CNH estava suspensa, teve a motocicleta apreendida e removida ao pátio.

A segunda interdição foi no bairro Vila Pinheiro, onde uma tabacaria foi interditada por operar com consumo de narguilés sem licença adequada. 

Outras ocorrências

No centro da cidade, um estabelecimento foi interditado por apresentar condições sanitárias precárias e abrir com alvará de funcionamento vencido. O local ainda contava com três máquinas caça-níqueis que foram apreendidas pela Polícia Civil. O proprietário foi conduzido ao 1º Distrito Policial.

Ainda no centro, durante fiscalização a um bar, um homem que estava foragido por falta de pagamento de pensão alimentícia foi preso. No mesmo local, houve autuação pela comercialização de 385 unidades de gelo saborizado sem informações legais de fabricação e data de validade, além da venda de bebidas vencidas. Os produtos foram descartados.

No Jardim Didinha, também foram encontrados e descartados 164 unidades de gelo saborizado sem informações legais de fabricação e data de validade. Nos dois casos, os gelos tinham origem de uma fábrica interditada pela Vigilância Sanitária. No mesmo bairro, a Fiscalização de Posturas autuou outro estabelecimento por operar com alvará de funcionamento vencido. Os trabalhos também foram realizados nos bairros Cidade Nova Jacareí e Parque Imperial.

No balanço da operação, foram apreendidas 10 garrafas de bebidas destiladas sem lacre e rótulo em português, 23 garrafas de vinho envasadas de maneira ilegal, além de cinco litros de cachaça irregular, 549 unidades de gelo saborizado e mais 40 bebidas descartadas imediatamente por estarem vencidas ou não apresentarem data de vencimento.

“A segunda fase da operação nos possibilitou aprofundar as ações de combate à comercialização de bebidas falsificadas e irregulares e, novamente, foi acompanhada de um resultado efetivo na proteção da saúde e da garantia de ordem e segurança em locais que atuavam de maneira ilegal”, afirmou o Secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, Rafael Julio.

Orientação

O município reforça a orientação para que bares, adegas, distribuidoras e demais comércios redobrem a atenção, garantindo que as bebidas sejam adquiridas somente de fornecedores legalizados. Para os consumidores, que comprem apenas bebidas de marcas conhecidas, que possuam rótulo, lacre de segurança e selo fiscal.