‘Costura da solidariedade’: Gestoras da Moda produzem itens hospitalares para a Santa Casa

Ao todo, são 18 costureiras do programa que, voluntariamente, dedicam mão de obra para a confecção de máscaras, lençol, fronhas e jalecos

Existem ofícios que, em períodos de dificuldades, criam muito mais que produtos: constroem redes de solidariedade. Exemplo disso são as costureiras do programa Gestoras da Moda, antigo ‘Empreendedoras da Moda’, desenvolvido pela Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Nos atuais dias de combate e prevenção ao Coronavírus (COVID-19), o fazer da costura destas mulheres está sendo dedicado à produção de máscaras descartáveis, jalecos, lençóis e fronhas, que serão destinados à Santa Casa de Misericórdia do município. Até esta quarta-feira (15), já foram confeccionados 25 jogos de lençol e fronhas, mais 74 novos jalecos.

O material utilizado para a confecção dos itens é o TNT, que foi doado por uma loja privada de roupas e utensílios da cidade e pela ONG ‘Guri na Roça’.  A mão de obra das 18 costureiras do programa é totalmente voluntária.

Polyana de Almeida Silva, de 33 anos, é uma dessas voluntárias do programa. A aluna da primeira turma do Gestoras da Moda, que, hoje, graças à iniciativa do programa tem sua própria confecção, ressalta a importância dessa costura solidária.

Posso dizer que vendo a necessidade que todos estão tendo nesse momento de pandemia, costurar é uma forma de contribuir com o que fazemos de melhor. Estamos fazendo o que está no nosso alcance. Se cada um fizer o seu melhor dentro do que está ao seu alcance, conseguimos vencer juntos”, compartilha.

Gestoras da Moda – Em 2019, foi criado o programa ‘Empreendedoras da Moda’, que teve como objetivo capacitar e profissionalizar mulheres de baixa renda que já desenvolviam algum tipo de atividade têxtil ou que possuíam interesse na área, incluindo aulas de gestão e empreendedorismo, partindo de uma metodologia que estimulou as alunas a criarem e ampliarem seus negócios.

No início, o programa foi uma parceria com o Instituto Lojas Renner e, este ano, a Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, seguirá de forma independente, consolidando, desta forma, o novo nome Gestoras de Moda.