‘Programa Empreendedoras da Moda’ formou 74 mulheres na sexta-feira (20)

Na última sexta-feira (20) aconteceu a formatura das 74 participantes do programa ‘Empreendedoras da Moda’, realizado pelo Instituto Lojas Renner em parceria com a Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O evento ocorreu no auditório da Secretaria de Educação, localizado na Rua Lamartine Delamare, nº 69 (região central), por volta das 18h.

Além do prefeito Izaias Santana, estiveram presentes secretários municipais e familiares das formandas, assim como a gestora do programa e representante da FIRJAN (Federação de Indústrias do Rio de Janeiro), Débora Targino, a coordenadora do programa e representante da Aliança Empreendedora, Tatiana Garcia, o diretor do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de Jacareí, Carlos Ortunho Serra, a representante das Lojas Renner, Amanda Freitas e a representante da RME Consulting, Rosângela Freitas.

Na cerimônia, o prefeito Izaias Santana afirmou que tratava-se de uma noite emocionante. “A conclusão de 8 meses de curso que transformou mulheres que sabiam costurar em mulheres que podem sonhar e realizar seus sonhos”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Amagai, agradeceu a todos os parceiros e empresas envolvidas no projeto, parabenizou as formandas e salientou a importância de projetos como este para o crescimento da economia da cidade.

A participante Andrea Almeida foi uma das paraninfas da turma e em seu discurso agradeceu as empresas envolvidas no projeto e a prefeitura de Jacareí pela oportunidade. “Foi um curso completo, onde aprendemos tanto como costurar quanto investir e gerir nossos próprios negócios. Também fomos desafiadas a olhar para dentro de nós mesmas e crescermos como pessoa”, concluiu.

PROGRAMA – No começo deste ano as participantes foram selecionadas para integrar o programa, que teve como objetivo capacitar e profissionalizar mulheres de baixa renda que já desenvolviam algum tipo de atividade têxtil ou que possuíam interesse na área.

O ‘Empreendedoras da Moda’ incluiu aulas de gestão e empreendedorismo, partindo de uma metodologia que estimulou as alunas a criarem e ampliarem seus negócios.

No programa também foram oferecidas aulas sobre cadeias produtivas, controles financeiros, produtividade, vendas, divulgação, precificação, contratação de funcionários, entre outros. A formação envolveu ainda a capacitação em costura de acordo com a vocação e perfil das empreendedoras.