
Em uma nova força-tarefa de fiscalização, a Operação “Antídoto” interditou três estabelecimentos e realizou novas autuações nesta quarta-feira (22), em Jacareí. As vistorias foram em diferentes regiões da cidade e reuniu equipes da Guarda Civil Municipal, Fiscalização de Posturas, Procon, Vigilância Sanitária, Polícia Militar e Polícia Civil.
Interdições
Na Vila Pinheiro, houve interdição após os fiscais identificarem que o estabelecimento funcionava em atividade incompatível, com oferta de entretenimento e tabacaria, além de falta de alvará e AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros). Já na Vila Formosa, um espaço interditado pela Vigilância Sanitária encontrava-se com AVCB vencido e oferecia atividade incompatível com o registro. No mesmo local, foi apreendida uma máquina caça-níquel. No Jardim Santa Maria, um espaço foi interditado com documentação irregular e também foi autuado com produtos vencidos e recebeu orientações quanto à manipulação e o fracionamento adequado das bebidas.
Autuações
No Parque Santo Antônio, um restaurante foi autuado e orientado pela Vigilância Sanitária para ações de melhoria de conduta. No Jardim Santa Maria, uma adega encontrava-se com refrigerantes com data de validade vencida, foi autuada e recebeu orientações em relação ao armazenamento de produtos para troca.
No Avareí, uma mercearia fiscalizada oferecia produtos vencidos e sem a identificação do preço para os consumidores. Eles foram autuados e orientados pelo Procon. O problema se repetiu no Parque Santo Antônio, onde além da autuação por produtos vencidos e sem preço, o bar funcionava em desacordo com o protocolo “Não Se Cale”. O responsável recebeu orientações da Vigilância Sanitária e da Fiscalização de Posturas.
Operação
Os trabalhos da Operação “Antídoto” foram criados com o objetivo principal de intensificar o combate à comercialização de bebidas falsificadas, após registros de intoxicação por metanol no estado de São Paulo e em outros pontos do país. No primeiro dia de atividade, duas adegas foram interditadas e dois homens presos. Na segunda fase, três homens foram detidos e mais dois estabelecimentos fechados.
