‘Viver o Viveiro’ acontece neste domingo (27), aberto ao público, com 8 horas de programação gratuita

Oficina de enfeites de natal, aula aberta de yoga, música e poesia marcam a última edição do evento no ano

A última edição de 2022 do ‘Viver o Viveiro’ está marcada para este domingo (27), no Viveiro Municipal Seo Moura, com programação em vários horários e opções como trilhas ecológicas, doação de mudas e oficinas educativas. Todas as atividades são gratuitas e acontecem entre 9h e 17h.

Mantendo a tradição, foi escolhido o último domingo do mês, reforçando o hábito e facilitando para a população o entendimento de quando e como o evento acontece. A edição de novembro é, também, a última do ano, já que o último domingo de dezembro será no dia 25, feriado de Natal.

“É uma emoção ver o sucesso entre o público, que cada vez aumenta mais e volta, para curtir a natureza conosco. A previsão é de um dia de sol, propício para piquenique, trilhas e caminhadas. Aproveitem que, depois, só em 2023”, avisa Carolina Xavier, diretora de Sustentabilidade e Educação Ambiental de Jacareí.

Confira programação da edição de novembro do “Viver o Viveiro”:

• 9h às 16h45 – Jogos, Brincadeiras e Vivências na Natureza
  • 9h – Trilha Ecológica (2,5km)
  • 10h – Aula aberta de yoga com a instrutora Danielle Gonçalves. É necessário trazer o tapetinho para a prática.
  • 10h30 – Oficina Sustentável “Enfeites de Natal”, com a equipe do Núcleo de Educação Ambiental. As inscrições serão feitas no local, 30 minutos antes da atividade começar.
  • 11h – Espetáculo musical “Poema vs Música”, com o compositor Demétrius Mussi, mostrando sua versatilidade rítmica e melódica, com abrangência nas formas e gêneros musicais, por meio de 12 poemas transformados em canções.
  • 11h30 – Doação de mudas de plantas medicinais e aromáticas
  • 14h – Trilha ecológica (2,5km)
  • 14h30 – Oficina Sustentável “Enfeites de Natal”, com a equipe do Núcleo de Educação Ambiental. As inscrições serão feitas no local, 30 minutos antes da atividade começar.
  • 16h – Espetáculo Teatral “Caravana dos Pássaros Errantes”, com Grupo Nômade. A peça reconta a história real de uma caravana cigana de passagem pelo Piauí, em 1913. Depois de um desentendimento com comerciante importante, uma policial é chamada para persegui-los.
  • 16h30 – Doação de mudas de plantas medicinais e aromáticas
  • 17h – Encerramento

Dicas & Cuidados

A Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana de Jacareí indica alguns cuidados necessários durante o evento. Para fazer as trilhas é necessário usar repelente, tênis, calça comprida e boné. As inscrições podem ser feitas no início de cada atividade.

Não é permitido o uso de churrasqueiras, som alto e o consumo de bebidas alcoólicas em nenhum espaço. Os alimentos a serem consumidos devem ser trazidos prontos e com mínimo de resíduos. Não é permitida a entrada de animais de qualquer porte.

Nascentes, trilhas e muito mais

O tradicional Viveiro Municipal de Jacareí “Seo Moura” (localizado na Estrada Teófilo Teodoro Resende, 39 – Campo Grande), tem 600 mil metros quadrados de área verde e foi idealizado e criado pelo ambientalista Francisco de Moura, “Seo Moura”, falecido em 8 de junho de 2007.

Serviço – ‘Viver o Viveiro’, edição de novembro

– Domingo, 23, a partir das 9h, gratuito.

– Viveiro Municipal ‘Seo Moura’ fica na Estrada Teófilo Teodoro Resende, 39, no bairro Campo Grande.

Legenda: ‘Viver o Viveiro’ leva cultura e vivências ecológicas para o público, no Viveiro Municipal