UPA Dr. Thelmo passa a atender público adulto neste sábado (06)

Casos graves, encaminhados pelo SAMU ou Resgate do Corpo de Bombeiros, continuam sendo atendidos na Santa Casa

Na tarde desta sexta-feira (05), véspera do início de suas atividades, aconteceu a solenidade de inauguração da ala adulta da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) Dr. Thelmo de Almeida Cruz. A partir do próximo sábado (06), às 6h, o serviço deixará de ser prestado na Santa Casa e a UPA ficará responsável pelos atendimentos de urgência de saúde.

O evento contou com a presença do prefeito municipal, Izaias Santana; do vice prefeito, Edgard Sasaki; do Deputado Estadual Hélio Nishimoto; do vice presidente da Câmara, Valmir do Parque Meia-Lua; além de vereadores, secretários municipais, funcionários da unidade e membros da diretoria da entidade social Caminho de Damasco, responsável pela gestão da unidade, e representantes da imprensa

Durante seu discurso, o prefeito Izaias Santana falou os desafios para conseguir inaugurar a UPA. “Definimos prioridades e realizamos um trabalho intenso de economia e controle de gastos para entregar essa unidade de saúde tão importante para a cidade. Vamos oferecer um tratamento adequado e digno de todo ser humano, é isso que a cidade merece”, concluiu.

“Hoje é um dia muito especial, mas, além disso, reforçamos nossa obrigação em manter a qualidade de atendimento e oferecer saúde de qualidade à população de Jacareí”, afirma a secretaria de Saúde, Rosana Gravena.

Mudança – A Santa Casa de Misericórdia de Jacareí, que prestava o serviço anteriormente, não realizará mais este tipo de atendimento, recebendo apenas casos do pronto-socorro e servindo de retaguarda para o atendimento de ocorrências mais graves encaminhados pelo SAMU ou Resgate do Corpo de Bombeiros.

Estrutura – A gestão da UPA 24h Dr. Thelmo de Almeida Cruz é realizada integralmente pela Sociedade Beneficente Caminho de Damasco, que hoje já comanda a ala infantil da unidade.

O setor adulto contará com quatro consultórios médicos, 12 leitos de observação adulto (dividido entre feminino e masculino), oito leitos para emergências, 20 leitos de medicação, contará com duas enfermeiras no acolhimento dos pacientes e um leito de isolamento. Com o termo aditivo, a entidade também ampliará o espaço físico da farmácia, para mais comodidade na dispensação de medicamentos. Já os serviços de raio-x serão compartilhados com a ala infantil.

O presidente da Organização Social Caminho de Damascos, Luís Herce Picerni, garantiu dedicação no trabalho da UPA. “Vamos cumprir nossas obrigações na gestão dessa unidade, atendendo a expectativa da população, que merecer esse cuidado especial”.

Investimento – Para o início das atividades da ala adulta da UPA Dr. Thelmo de Almeida Cruz, foi assinado um termo aditivo* no valor de R$ 2.660.200,00, uma vez que a Sociedade Beneficente Caminho de Damasco já ganhou o chamamento para assumir a gestão da ala infantil da unidade que já está em funcionamento desde abril deste ano, além de um investimento de R$ 960.368,79 em equipamentos para a nova ala.

*O contrato com a entidade é no valor de R$ 13.670.000,00 (treze milhões e seiscentos e setenta mil reais) e tem duração de 12 meses, com a possibilidade de renovação por outros 60 meses.

Serviço: A UPA 24h Dr. Thelmo de Almeida cruz fica na Avenida Davi Lino, S/N, região central da cidade (próximo ao Parque da Cidade).

(Guilherme Mendicelli/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)