Teatro Ariano Suassuna recebe apresentação de Ópera Cômica neste domingo (07)

Compondo a programação da Agenda Cultural de novembro, a Fundação Cultural de Jacarehy (FCJ) traz a apresentação de Gianni Schicchi, uma Ópera Cômica baseada no ‘Canto XXX do Inferno’, da Divina Comédia de Dante Alighieri.

O espetáculo será às 17h, no Teatro Ariano Suassuna, dentro do Complexo Educacional Paulo Freire (antigo EducaMais Jacareí, localizado na Av. Eng. Davi Monteiro Lino, 3.595). A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados 1h antes do evento.

A apresentação faz parte do Corredor da Ópera no Vale do Paraíba, que começou em Caraguatatuba, depois percorreu as cidades de Campos de Jordão, Taubaté e São José dos Campos. A história é em torno de Buoso Donati, que morre e deixa em testamento toda sua fortuna para igreja. A família, cobiçando a herança, chama Gianni Schicchi para se passar pelo morto e alterar o testamento. Todos estão cientes de que a pena para esse tipo de crime é o exílio de Florença e o corte da mão direita. Imitando o falecido, Schicchi dá um golpe em toda a família e deixa os bens mais preciosos para si mesmo.

Paulo Abrão Esper, diretor geral e artístico da Cia Ópera São Paulo, interpretará Dante Alighieri no concerto. Para o jacareiense, que além de cantor lírico é produtor artístico e diretor cênico, “a apresentação no Teatro Ariano Suassuna será muito especial, pois finaliza o Corredor da Ópera no Vale do Paraíba de maneira grandiosa”. Esper ainda acrescenta que é a primeira vez que a Ópera da região percorre cinco cidades.

O espetáculo celebra os 700 anos da morte de Dante Alighieri, dentro do calendário internacional. Dessa forma, a Ópera Cômica, orquestrada musicalmente pela Orquestra Sinfônica de Taubaté e com produção da Cia Ópera São Paulo, é uma realização do Consulado Geral da Itália em São Paulo, Instituto Italiano Di Cultura San Paolo e Amigos da Ópera de Jacareí e FCJ.