Subsecretaria de Igualdade e de Direitos Humanos retoma campanha da lei do ‘Parada Segura’ para mulheres

No mês da Mulher, celebrando essa força feminina pautada em igualdade de direitos, reconhecimento e representatividade, a Subsecretaria de Igualdade e de Direitos Humanos, da Prefeitura de Jacareí, retoma a campanha sobre a lei do ‘Parada Segura’, para mulheres que estejam utilizando o itinerário dos ônibus de transporte coletivo na cidade em horário noturno. Esta lei garante o direito das mulheres ao desembarque durante a noite, em locais que não sejam de parada de ônibus, caso o local de desembarque ofereça algum tipo de risco à integridade da mulher. Esta ação envolve, também, as equipes da Secretaria de Mobilidade Urbana.

A subsecretária de Igualdade e de Direitos Humanos de Jacareí, Girlaine Dias, reforça, também, a importância de outro programa, o “Família Segura”, voltado à prevenção e enfrentamento à violência doméstica e familiar em Jacareí. Este envolve várias secretarias municipais, como Assistência Social, Saúde, e Segurança e Defesa do Cidadão. O programa trabalha da seguinte forma: o indivíduo que identificar uma situação de violência doméstica familiar, pode ir até o local e registrar o relato internamente.

Os profissionais especializados verificam qual é o acompanhamento necessário para essa vítima. O funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Telefones úteis: Guarda Municipal 153 e Família Segura 3955-9180.

O espaço do Família Segura é na Av. Major Acácio Ferreira, nº 432, Centro de Jacareí, e conta com recepção, cozinha, sala de reuniões, brinquedoteca, sala de patrulha, sala de técnicos, sala para coordenadoria e outra para o administrativo, além de duas salas reservadas especialmente para a escuta qualificada.

A Subsecretaria de Igualdade e de Direitos Humanos tem o compromisso de estimular a adoção de políticas públicas, para eliminar todas as formas de discriminação e violência contra as mulheres e meninas. “A nossa missão é fortalecer a igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas no âmbito municipal”, disse a subsecretária.

Data Comemorativa

O Dia Internacional da Mulher foi oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975. “Cada vez mais essa data é lembrada como um dia para reivindicar que homens e mulheres tenham condições iguais no mercado de trabalho, respeito aos direitos já conquistados pelas mulheres, fim da violência contra a população feminina, entre outras pautas”, ressaltou Girlaine.

Legenda – O espaço do Família Segura é na Av. Major Acácio Ferreira, nº 432, Centro de Jacareí