Subsecretaria de Igualdade e Direitos Humanos estará presente na FLIJ/2023 com roda literária

Escutar áudio do texto

A Subsecretaria de Igualdade e Direitos Humanos estará presente na FLIJ – Feira Literária de Jacareí/2023, com a Roda Literária “Percorrendo a história e lendo o mundo”, no próximo sábado (21), das 9h30 às 10h30, e no domingo (22), das 14h às 15h, no palco principal do evento, no Parque dos Eucaliptos.

A Subsecretaria de Igualdade e de Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria de Educação, desenvolve o projeto Educação Antirracista, tendo como premissa o cumprimento das leis federais de estudo da História Afro Brasileira e Indígena.

A roda irá fortalecer os estudos e o conhecimento destas culturas, por meio da literatura, com trechos e contações de histórias que trazem personagens negros em suas narrativas. A atividade será conduzida pela equipe da Subsecretaria de Igualdade e de Direitos Humanos, em parceria com a equipe docente da Secretaria de Educação, além de algumas famílias dos alunos da rede municipal de ensino. A ação será aberta para todas as crianças e famílias participantes da feira.

A Educação Antirracista é uma abordagem essencial para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. O ensino antirracista é um dos mecanismos importantes para eliminar o racismo e mudar a forma de educar.

“Ensinar sobre a história afro brasileira e indígena é falar para as nossas crianças e jovens sobre uma existência. É fundamental desde cedo tratar sobre a contribuição negra e indígena, sobre a cultura e a literatura. Nós precisamos resgatar nossa história e ancestralidade, pois só assim teremos um país mais justo e plural, valorizando o nosso povo”, destaca a subsecretária de Igualdade e Direitos Humanos, Girlaine Dias.

Legenda: Subsecretaria de Igualdade e Direitos Humanos estará na FLIJ no final de semana


LEIA MAIS