Subsecretaria de Igualdade e Direitos Humanos de Jacareí convida população para exposição “O Abolicionista”

Exposição “O Abolicionista”, com a artista Janaina Vieira

A exposição visual “O Abolicionista”, baseada no livro de 1980 “Abolicionismo”, de Antônio Gomes de Azevedo Sampaio, ficará aberta até o final de dezembro, no Complexo Educacional Paulo Freire (Av. Engenheiro Davi Monteiro Lino, 3.595, Jardim Marcondes). Os trabalhos são da artista Janaina Vieira, que também é colagista, fotógrafa e formada em design.

A abertura do evento aconteceu no 1° Fórum Regional de Diretos Humanos de Jacareí, promovido pela Subsecretaria de Igualdade e Direitos Humanos, no início do mês. “Já recebemos muitas visitas, mas esperamos a presença de toda a população”, convida a subsecretária de Igualdade e Direitos Humanos, Girlaine Dias.

“A exposição ‘O Abolicionista’ nasceu do projeto que estamos trabalhando, que será a 3º edição do livro ‘O Abolicionismo’, de Azevedo Sampaio. O projeto nos proporcionou o reconhecimento de uma artista de Jacareí e, também propõe, enquanto Poder Público Municipal, duas ações afirmativas: trazer a representatividade e a valorização dos heróis negros. Temos, com essa política, o objetivo de diminuir as desigualdades históricas vivenciadas por grupos sociais, como as populações negras no Brasil”, destaca a subsecretária.

A exposição apresenta obras que trazem personalidades históricas das esferas locais e mundiais, que representam o movimento negro. A artista é reconhecida por seu trabalho artístico visual, desenvolvendo diversas técnicas em design, colagens analógicas e digitais, bem como experimentações estéticas apreciadas em oficinas e workshops de colagens, intervenções e residências artísticas.

Autodeclarada mulher preta, nordestina e periférica, traz para a exposição um pertencimento racial e representatividade que a aproxima da valorização da cultura afro brasileira. Jana, como é conhecida, já expôs na região do Vale do Paraíba e em São Paulo, com destaque para a Expo “Carolina Maria de Jesus: um Brasil para brasileiros”, no Instituto Moreira Sales/SP, em 2021, levando o nome da cidade de Jacareí para o cenário cultural nacional.

Ações Afirmativas

A Subsecretaria de Igualdade e Direitos Humanos de Jacareí, em seu primeiro ano de trabalho, trouxe para as políticas públicas municipais uma série de ações afirmativas. Confira a seguir:

– Implementação do estudo da História Africana, Afro Brasileira e Indígena, realizando um projeto piloto na EMEIF Adélia Pereira Braz Rossi, com a compra de 64 títulos de livros de representatividade negra para os alunos de 1º ao 5º ano; atendimento regular à equipe pedagógica; apresentação no Desfile da Independência com a temática de igualdade racial; Feira Literária de Jacareí; mostra pedagógica e qualificação sobre relações étnico-raciais para os 24 professores da escola;

– Compra de livros paradidáticos de personalidades africanas, afro brasileiras e indígenas, com títulos exclusivos da Editora Mostarda, para abastecimento das Bibliotecas Municipais;

– Cotas para estagiários negros;

– Campanha Quesito Raça/Cor/Etnia;

– Qualificação dos Serviços de Portas Abertas – Quesito Raça/Cor/Etnia (Assistência Social/Saúde/Administração);

– Campanha de Sensibilização para Promoção à Saúde Integral da População;

– 1º Campeonato de Judô Sensei Paulo Graça – Representatividade;

– Agenda Cultural – Mês da Consciência Negra – Novembro de 2022;

– Implantação do Conselho Municipal da Promoção de Igualdade Racial – CMPIR de Jacareí.

Legenda: A abertura da exposição aconteceu no 1° Fórum Regional de Diretos Humanos de Jacareí, realizado no início de dezembro