Subsecretaria de Igualdade divulga ações afirmativas no Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial

Neste dia 3 de Julho – Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial, a Subsecretaria de Igualdade e de Direitos Humanos destaca a importância de falar do respeito e dignidade das pessoas. A lei que institui a data foi criada em 1951, como contravenção penal. “A gente precisa destes mecanismos para defender o direito de todos, sem discriminação”, destaca a subsecretária Girlaine Dias.

Com relação as ações afirmativas na cidade, ela ressalta que Jacareí é o único município no Vale do Paraíba que tem um órgão instituído para falar de Igualdade Racial. “Quando a gente traz esta temática de igualdade, precisamos fazer este recorte histórico. Todas as pessoas são iguais independente da sua cor, religião, gênero”, enfatiza.

Girlaine informa que a Subsecretaria de Igualdade e de Direitos Humanos de Jacareí foi criada em outubro de 2021, e sua implantação em janeiro de 2022. “Soma-se um ano e meio de trabalho. Falando especialmente deste dia, temos que pensar em política pública para a população negra, lembrar que pessoas foram escravizadas há 135 anos. É importante ter esse olhar, para que as pessoas sejam tratadas de forma igual. É importante hoje aplicar o princípio da equidade”, disse.

A subsecretária fala da parceria com a Secretaria Municipal de Educação, onde foi desenvolvido na EMEF Adélia Rossi (Santo Antônio da Boa Vista) um projeto piloto com qualificação para 23 professores. Divulga também que as bibliotecas municipais foram abastecidas “com uma coleção inteira do que há de melhor no mercado editorial, para que as pessoas conheçam a sua história”.

Girlaine frisou ainda a publicação da terceira edição do livro “Abolicionismo”, lançado pela Subsecretaria de Igualdade e de Direitos Humanos, “um resgate histórico para sabermos onde e como aconteceu a abolição dos escravizados em Jacareí”. Falou ainda da entrega do Monumento aos Abolicionistas, na Praça da Independência, no Largo da Liberdade. “É também uma ação afirmativa de destaque da Subsecretaria. Quem visita, se encanta pela beleza do espaço e pela história”, completou.

Legenda: Mural homenageando movimento abolicionista no município, na Praça da Independência