Setor de serviços se destaca e Jacareí fecha o primeiro semestre com 1.670 vagas de emprego

Saldo mostra que a cidade mais contratou do que demitiu, de janeiro a junho deste ano

O balanço divulgado na última semana pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) aponta que Jacareí encerrou o primeiro semestre de 2022 com um saldo de 1.670 vagas de emprego geradas.

Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, o índice aponta um crescimento de 57% comparado ao mesmo período do ano passado, quando o município havia registrado um saldo positivo de 1.059 oportunidades de emprego.

O levantamento mostra, ainda, que o setor de serviços é o que mais se destaca neste ano. Sozinho, o setor gerou 1.558 novas vagas de emprego com carteira assinada, de janeiro a junho de 2022. Em seguida, ficou o setor de comércio, que criou 420 postos de trabalho com carteira assinada, construção, com 61, e o de agropecuária, com 13.

“A Prefeitura de Jacareí, em parceria com outras instituições governamentais, escolas e institutos, vem realizando uma série de cursos e programas, para qualificar ainda mais os moradores que estão em busca de recolocação profissional. Tudo para que essas pessoas consigam retornar ao mercado de trabalho o mais rápido possível, aproveitando o bom período na geração de emprego”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Jacareí, Luís Fernando Massari.

Oportunidade

Os dados positivos registrados pelo Caged vão ao encontro dos resultados obtidos pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), de Jacareí. A unidade fechou o primeiro semestre de 2022 com um saldo positivo nos serviços ofertados à população. No comparativo com o mesmo período do ano anterior, houve aumento em todos os indicadores.

Os dados mostram que nos primeiros seis meses deste ano houve uma alta de 168% nas vagas captadas e oferecidas aos moradores. Foram 489 vagas ofertadas, frente a 182 no mesmo período do ano passado. Os índices também refletiram na alta de pessoas contratadas por meio das vagas anunciadas pelo PAT. Em 2022 foram 263 – 130% a mais do que no primeiro semestre de 2021.

Legenda: Em Jacareí, setor de serviços foi o que mais se destacou na geração de empregos no primeiro semestre de 2022