Seminário de Educação Ambiental reúne mais de 100 pessoas no Viveiro

O 7º Seminário de Meio Ambiente promovido nesta quinta (23) pelo Comitê de Bacias Hidrográficas do Paraíba do Sul, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Jacareí e empresa Fibria, no NEA (Núcleo de Educação Ambiental), localizado no Viveiro Municipal ‘Seu Moura’, reuniu vários municípios da região que apresentaram suas propostas e experiências em educação ambiental. Quem liderou o evento foi a Câmara Técnica de Educação Ambiental e Mobilização Social do Comitê.

A secretária de Meio Ambiente Rossana Vasques abriu o seminário, agradecendo a presença de todos. “É uma honra para a Prefeitura de Jacareí e para nossa equipe acolher este evento. Estamos buscando nesta gestão multiplicar as ações e o pensamento da educação ambiental, mostrando como isso vai fazer a diferença nas nossas vidas”, disse.

O coordenador da Câmara Técnica Duva Leonardo Steck Brunelli também falou na abertura do seminário. “A Câmara é bastante atuante. Rodamos todas as cidades. É prazeroso trabalhar em associação com a Prefeitura de Jacareí, que pensou em todos os detalhes neste evento”, destacou. Agradeceu a organização do seminário e os voluntários da Câmara Técnica.

A gerente de Educação Ambiental Graciela de Oliveira falou de todas as ações do NEA e das propostas do município nesta área. Já o gerente do Viveiro Municipal Marcos Avlis, explicou o funcionamento do espaço. “Prezamos pela segurança de todos. Todos que vem até o Viveiro são de nossa responsabilidade”, afirmou. Contou ainda um pouco da história do local, da produção de mudas e do trabalho de revitalização feito no primeiro semestre deste ano.

Com um público de aproximadamente 100 pessoas, o seminário superou as expectativas e trouxe discussões importantes para a região, promovendo a sustentabilidade das cidades. O evento contou com uma programação durante todo o dia. Teve mesa redonda com o tema “Educação Ambiental no dia a dia”, Projeto Horta e Jardim Sustentável – EMEF Antônio da Cruz Payão de Guaratinguetá, Visita às exposições, Atividade em grupo – Dança Circular com a equipe da Secretaria de Saúde, Apresentação PAMGEA – Programa Municipal de Guararema para a Educação Ambiental, Metodologias para Educação Ambiental com Samuel Protetti, Apresentação Projeto Ong Eco Vital e Ondalva Serrano – Sócia-fundadora e Conselheira do Instituto Auá de Empreendedorismo SocioAmbiental e doutora em Agronomia.

Estiveram presentes ainda ao evento: a consultora de Meio Ambiente da Fibria Camila Reggiane da Silva, a representante da Presidência do Comitê das Bacias do Rio Paraíba do Sul Roselania Soares, a presidente da Câmara vereadora Lucimar Ponciano, secretários e sub-prefeito.

(Marta Fernandes/PMJ- Foto: Alex Brito/PMJ – Foto: Cristina Reis/PMJ)