Semana Integrada de Meio Ambiente discute sustentabilidade com ações em ruas, escolas e grande evento

Escutar áudio do texto

Iniciativa terá como tema “Cuidar do presente é garantir o futuro”

Um período especial dedicado a reflexões sobre sustentabilidade ocorre entre 2 e 7 de junho, em Jacareí. A SIMA (Semana Integrada de Meio Ambiente) de 2025, coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana, será realizada com o tema “Cuidar do presente é garantir o futuro”, por meio de ações nas ruas, escolas e com um grande evento no Parque da Cidade. 

A escolha do tema tem como objetivo convidar os moradores a compreenderem e repensarem de que forma as ações realizadas hoje podem refletir em um futuro com mais qualidade de vida, tendo em vista a responsabilidade de todos com relação ao tratamento do meio ambiente. De forma didática e lúdica, a SIMA deve conscientizar sobre a gravidade do descaso com a natureza e com a conservação local.

Entre os principais destaques da programação, está um evento com atrações para toda a família no dia 7 de junho, das 9h às 12h, no Parque da Cidade. O local irá contar com o drive-thru de recolhimento de lixo eletrônico, distribuição de mudas de plantas medicinais, jogos com educadores ambientais, abordagens e distribuição de panfletos e ecobags, entretenimento com contação de histórias, parquinho infantil e a recreação do programa Recriança, além de uma apresentação musical de jazz. As atividades são feitas em parceria com as Secretarias de Educação, Esportes e Recreação, Infraestrutura, SAAE e Fundação Cultural de Jacarehy e SRJ (Serviço de Regulação de Saneamento de Jacareí).

O período leva em consideração o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. A data foi instituída pela ONU em 1972 e visa chamar a atenção de todas as esferas da população para o cuidado com um mundo cada vez mais sustentável.

“Entendemos que somos responsáveis diretamente pela proteção e conservação do meio em que vivemos. Nesta perspectiva, como Poder Público, temos a responsabilidade de alertar e conscientizar a população para termos cidadãos cada vez mais cuidadosos. Ampliar o diálogo e a mobilização da população para o cuidado com a natureza é um dos nossos grandes objetivos”, explicou o secretário de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana, Rogério Costa Manso.

Confira a programação completa:

2/6, segunda-feira: Pit Stop, das 7h30 às 9h30, na Praça Raul Chaves. 

3/6, terça-feira: Trilhas educativas no Viveiro Municipal, manhã e tarde, com escolas da rede municipal.

4/6, quarta-feira: Trilhas educativas no Viveiro Municipal, manhã e tarde, com escolas da rede municipal.

5/6, quinta-feira:  Ação de Educação Ambiental, das 9h às 11h e das 14h às 16h, na EMEF Cláudia Gaspar. 

6/6, sexta-feira: Trilha educativa no Viveiro Municipal, das 9h às 11h, com servidores do SAAE.

7/6, sábado: Evento no Parque da Cidade, das 9h às 12h, com drive-thru de recolhimento de lixo eletrônico, distribuição de mudas de plantas medicinais, jogos com educadores ambientais, abordagem a munícipes, contação de histórias e recreação para crianças, além de apresentação musical (11h).