A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, aderiu à Semana Estadual de Enfrentamento ao Escorpião, que acontece entre os dias 26 de agosto e 2 de setembro. O objetivo é envolver a população e reforçar as atividades de prevenção a acidentes com escorpiões nas residências, locais de trabalho e demais áreas comuns dos bairros e da cidade.

Nesse período, serão realizadas diversas ações em unidades de saúde, escolas e outros espaços públicos, com distribuição de materiais informativos e orientações gerais. “Existem muitas dúvidas a respeito dos escorpiões e o nosso objetivo, nesta campanha, é levar as informações corretas para a população. Combater o aparecimento desses animais depende do empenho de todos”, explica Fábio Prianti, diretor da Vigilância à Saúde de Jacareí.

Prevenção

• Sempre deixe limpa a área interna e ao redor das residências, evitando acúmulo de lixo, entulhos e outros materiais;
  • Mantenha berços e camas afastados das paredes;
  • Examine suas roupas antes de usar;
  • Proteja as mãos ao manipular entulhos e outros materiais;
  • Vede ralos e pias, elimine as frestas das paredes, muros, forros e tetos.

O que fazer se for picado?

• Não esprema e nem sugue ou faça torniquete no local;
  • Leve a vítima imediatamente ao atendimento médico;
  • Em caso de acidentes com escorpiões ou outros animais peçonhentos, dirigir-se imediatamente à UPA Dr. Thelmo, localizada na Av. Engenheiro Davi Monteiro Lino, S/N – Centro.

26/8 – Feira do Parque Brasil
27/8 – Feira do Villa Branca
28/8 – UMSF do Igarapés
De 28/8 a 2/9 – Orientações casa a casa no bairro Parque dos Sinos