
A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, aderiu à Semana Estadual de Enfrentamento ao Escorpião, que acontece entre os dias 26 de agosto e 2 de setembro. O objetivo é envolver a população e reforçar as atividades de prevenção a acidentes com escorpiões nas residências, locais de trabalho e demais áreas comuns dos bairros e da cidade.
Nesse período, serão realizadas diversas ações em unidades de saúde, escolas e outros espaços públicos, com distribuição de materiais informativos e orientações gerais. “Existem muitas dúvidas a respeito dos escorpiões e o nosso objetivo, nesta campanha, é levar as informações corretas para a população. Combater o aparecimento desses animais depende do empenho de todos”, explica Fábio Prianti, diretor da Vigilância à Saúde de Jacareí.
Prevenção
- Sempre deixe limpa a área interna e ao redor das residências, evitando acúmulo de lixo, entulhos e outros materiais;
- Mantenha berços e camas afastados das paredes;
- Examine suas roupas antes de usar;
- Proteja as mãos ao manipular entulhos e outros materiais;
- Vede ralos e pias, elimine as frestas das paredes, muros, forros e tetos.
O que fazer se for picado?

- Não esprema e nem sugue ou faça torniquete no local;
- Leve a vítima imediatamente ao atendimento médico;
- Em caso de acidentes com escorpiões ou outros animais peçonhentos, dirigir-se imediatamente à UPA Dr. Thelmo, localizada na Av. Engenheiro Davi Monteiro Lino, S/N – Centro.
Programação
26/8 – Feira do Parque Brasil
27/8 – Feira do Villa Branca
28/8 – UMSF do Igarapés
De 28/8 a 2/9 – Orientações casa a casa no bairro Parque dos Sinos
29/8 – Feira do Jardim das Indústrias
30/8 – UMSF do Rio Comprido
31/8 – ONG Viva Boa Vista e EMEIF Professora Adélia Pereira Braz Rossi
1º/9 – Mercado Municipal
Legenda: Semana Estadual de Enfrentamento ao Escorpião intensifica ações de prevenção, em Jacareí
LEIA MAIS
- Ouvidoria itinerante da saúde: confira o cronograma do serviço no mês de agosto
- UMSF Central abre neste sábado (1º) para vacinação
- Combate à dengue: confira as ações da Prefeitura para esta semana
- Equipe de Jacareí participa do “Comando de Saúde Preventivo” da Polícia Rodoviária Federal realizado na quinta-feira (23)
- Santa Casa amplia capacidade de internação com novos leitos e laboratório modernizado
