Secretaria de Mobilidade Urbana de Jacareí promove Semana Nacional do Trânsito, com distribuição de brindes, passeio ciclístico, caminhada e outras ações

Escutar áudio do texto

Atividades de conscientização para um trânsito seguro ocorrem entre os dias 18 e 25 de setembro, em diversos locais da cidade

Comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, a Semana Nacional do Trânsito terá programação especial em Jacareí, com ações educativas, passeio ciclístico, distribuição de brindes, palestra, entre outras atividades.

Edinho Guedes, secretário de Mobilidade Urbana de Jacareí (SEMOB), defende a importância do diálogo com a sociedade para melhorar ainda mais os índices da segurança viária. “É um momento para unir ação e conscientização. Nós estaremos em diversos pontos da cidade, trazendo a reflexão sobre o comportamento de cada um e mostrando que o espaço das ruas deve ser compartilhado, nunca disputado”.

A Semana Nacional de Trânsito também dá justo protagonismo aos agentes de mobilidade urbana da cidade, que contribuem ativamente em semear as boas práticas, reforçando o papel de amigo do munícipe, auxiliando e protegendo a população em primeira instância. Recentemente, os agentes receberam novos uniformes e desfilaram no evento de 7 de Setembro, reforçando estes importantes valores.

A seguir, acompanhe a agenda detalhada de atividades, que conta com diversas parcerias entre a SEMOB e outras secretarias municipais, autarquias, empresas e organizações socais.

– Dia 18, domingo, 9h – Passeio Ciclístico da Primavera

Aberto para toda população, com saída do Parque dos Eucaliptos, na Av. 9 de Julho, e encerramento no Bolsão do Estacionamento do Parque da Cidade.

– Dia 19, segunda-feira, 19h – Palestra: “Mobilidade humana: pratique a gentileza” – Complexo Educacional Paulo Freire

A palestrante Mércia Gomes, diretora da empresa Trânsito Direito e especialista em Gestão e Direito de Trânsito, recebe professores e autoridades em papo sobre humanização na mobilidade urbana.

– Dia 20, terça-feira, 9h – Sentindo na Pele – JTU

Na sede da JTU, os motoristas da empresa participam de ação em que terão os olhos vendados, pesos atados nas pernas e uso de cadeira de rodas, para entenderem, na prática, as questões relativas à baixa mobilidade.

– Dia 20, terça-feira, 15h – Pit Stop – Motociclistas – Av. Getúlio Vargas

Motociclistas que passarem pela Av. Getúlio Vargas, altura do número 2.385, receberão brindes diversos, fruto da parceria entre SEMOB e Concessionária Ecopistas, além de um bate-papo individual sobre conscientização em vias públicas.

– Dia 20, terça-feira, 19h – Palestra: “Papel e responsabilidade de cada um no trânsito” – Faculdade Anhanguera

Alunos da Faculdade Anhanguera e União Ciclística de Jacareí se reúnem para um papo sobre o papel do cidadão no dia a dia, nas ruas de Jacareí.

– Dia 21, quarta-feira, 9h – Palestra: “O fator humano e a segurança no trânsito” – Secretaria Municipal de Educação

Servidores públicos de Jacareí recebem a psicóloga Sandra Amorim, na sala de formação, em conversa que terá depoimentos de pessoas com mobilidade reduzida.

– Dia 21, quarta-feira, 14h – Palestra: “Direção defensiva” – Secretaria de Saúde

Instrutor Cristiano Ribeiro e equipe de Educação para o Trânsito visitam a Secretaria de Saúde para conversar com os funcionários sobre a importância da direção defensiva.

– Dia 21, quarta-feira, 15h – Ação: “Direção defensiva” – TST

A equipe de Educação para o Trânsito de Jacareí se encontra com os funcionários da empresa TST Veolia para um debate educativo, sobre direção defensiva.

– Dia 22, quinta-feira, 9h30 – “Ação educativa com fantoches” – Escola infantil Edilene Morais

Atividade interna com os alunos do colégio, num evento lúdico, que traz valores e formas de agir no trânsito.

– Dia 22, quinta-feira, 14h – “Ação ciclistas e pedestres” – Praça Mário Lago

Parceria entre SEMOB e Concessionária Ecopistas distribui brindes e propõe um bate-papo individual sobre conscientização em vias públicas, com ciclistas e pedestres.

– Dia 22, quinta-feira, 19h – Palestra: “Mobilidade Urbana: todos somos o trânsito” – ETEC

Alunos da ETEC e União Ciclística de Jacareí se reúnem para um papo sobre o papel do cidadão no dia a dia, nas ruas de Jacareí.

– Dia 23, sexta-feira, 8h – Palestra: “Direção Defensiva” – SAAE

Instrutor Cristiano Ribeiro e equipe de Educação para o Trânsito visitam o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jacareí (SAAE), para conversar com os funcionários sobre a importância da direção defensiva.

– Dia 23, sexta-feira, 14h – Palestra: “O fator humano e a segurança no trânsito” – Escola de Gestão Pública

Psicóloga Sandra Amorim realiza palestra que terá depoimentos de pessoas com mobilidade reduzida.

– Dia 25, domingo, ao longo do dia – Encerramento da Semana Nacional do trânsito – Parque da cidade

Tenda Educativa estará no local, com ação para o público em geral, além de caminhada do Hospital São Francisco de Assis, concluindo o evento.

Semana Nacional do Trânsito

Conforme disposto no art. 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Semana Nacional de Trânsito é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Nesse período, são realizadas ações em diversas cidades do Vale do Paraíba, conjuntamente, e em todo o país, com o objetivo de conscientizar a população.

Legenda: Agentes de Mobilidade Urbana de Jacareí com novos uniformes; “Sentindo na Pele” nas ruas de Jacareí