Secretaria de Assistência Social realiza arraiá no CadÚnico, para atualização de cadastros, em Jacareí

Escutar áudio do texto

Famílias que não atualizarem o cadastro podem perder o direito a benefícios, como o Bolsa Família e a Tarifa Social de Energia Elétrica

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizará um arraiá na sede do CadÚnico, na próxima sexta-feira (21), das 8h às 17h, com objetivo de atrair a população para atualização cadastral. A expectativa é atender cerca de 150 famílias.

Além da decoração especial de festa julina, no local serão distribuídos, gratuitamente, pipoca, algodão-doce e cachorro-quente. Além disso, as crianças também poderão brincar em uma piscina de bolinhas e fazer pinturas faciais.

“Nós pensamos em um formato diferente para realização desse mutirão, com intuito de atrair a população para atualização dos cadastros. Sabemos que muitas famílias precisam se deslocar com seus filhos, principalmente no período de férias escolares, então focamos em atrações para as crianças”, explica Patricia Juliani, secretária de Assistência Social de Jacareí.

Em Jacareí, 25.789 famílias estão inseridas no Cadastro Único e aproximadamente 7 mil precisam atualizar o cadastro, para continuarem recebendo os benefícios. A sede do CadÚnico fica localizada na Rua Carlos Navarro da Cruz, 53, no bairro Jardim Mesquita.

Atendimento

O atendimento à população não tem necessidade de agendamento prévio. No local, será realizada a atualização dos cadastros e orientação aos munícipes sobre os benefícios socioassistenciais, além das condicionalidades do Programa Bolsa Família, nas áreas de Educação (matrícula e frequência) e Saúde (acompanhamento do crescimento e desenvolvimento), em áreas urbanas periféricas e rurais da cidade.

O Cadastro Único possibilita o acesso a programas sociais e à transferência de renda dos governos federal e estadual, como Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a Tarifa Social de Energia Elétrica.

Documentação

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome editou, no mês de junho, a Portaria nº 889, para alterar os documentos que devem ser apresentados pelas famílias para fazer ou atualizar o Cadastro Único.

Agora, passa a ser obrigatória a apresentação de um documento com foto do responsável pela unidade familiar e de comprovante/declaração de residência. Além disso, também devem ser apresentados os documentos de identificação de todos os componentes familiares.

Outro ajuste importante foi no procedimento de cadastramento ou atualização cadastral de famílias compostas por uma só pessoa, as unipessoais: além de apresentar os documentos obrigatórios, elas terão que assinar termo de responsabilidade, se comprometendo com a veracidade das informações prestadas ao Cadastro Único.

Cadastro Único nos Bairros

A Secretaria de Assistência Social realiza, ao longo do ano, mutirões de atualização do Cadastro Único de forma descentralizada, levando o serviço até os bairros. Em 2023, os bairros São Silvestre, Jardim Colônia e Rio Comprido já foram contemplados com a ação. Confira, a seguir, a programação dos próximos meses.

  • Agosto – 09/08 – Oeste – Bom Jesus / Bandeira Branca II – EMEI Jean Jacques Rousseau;
  • Setembro – 13/09 – Centro – Campo Grande – EMEF Adélia Monteiro;
  • Outubro – 11/10 – Oeste – Igarapés – EMEF Professor Aristeu José Turci;
  • Novembro – 08/11 – Norte – Pagador Andrade – EMEI Pagador Andrade.

Legenda: Secretaria de Assistência Social realiza arraiá no CadÚnico, para atualização de cadastros, em Jacareí


LEIA MAIS